Pular para o conteúdo
como-ganhar-dinheiro-fotografando-na-fotografia-viver-de-foto

COMO GANHAR DINHEIRO FOTOGRAFANDO

    Como ganhar dinheiro fotografando? Todo fotógrafo busca uma estabilização na profissão dentro da fotografia, assim que começa a fotografar descobre que é necessário ganhar mais dinheiro na fotografia pra cobrir seus custos e também investir em carreira fotográfica.

    Por isso, diversos fotógrafos entram em contato comigo buscando ajuda pra aumentar o faturamento do seus estúdios fotográficos, aumentar o número de clientes na fotografia e, em comum pedido, ganhar mais dinheiro fotografando.

    Desde que comecei a fotografar tenho ajudado fotógrafos a melhorarem seu fluxo de trabalho diário, seja fotografando, editando ou organizando sua vida financeira dentro da fotografia.

    E agora com o FLUXOPRO tenho ajudado ainda mais fotógrafos de todas as partes do Brasil a ganhar mais dinheiro fotografando.

    Ah… como eu já recebi essa pergunta in box no perfil nosso perfil do Instagram ou em minhas mentorias; e por incrível que pareça essa dúvida vem de pessoas que pensam e ter a fotografia como sua segunda renda, de pessoas que está começando na fotografia e também de fotógrafos que já estão fotografando a muito tempo mas ainda não conseguiram ganhar dinheiro fotografando.

    Ganhar dinheiro fotografando é o sonho comum de muitas pessoas, principalmente de quem quer viver de fotografia e dedicar sua vida a registar momentos da vida de outras pessoas ou fotografar produtos, objetos e eventos sociais; por isso preparei com todo carinho esse artigo onde ajudo e ensino como você fotógrafo pode ganhar dinheiro fotografando, de maneira correta, sem truques, fórmulas mágicas ou invenções mirabolantes.

    Todo conteúdo desse artigo foi desenvolvido por mim, Bruno Guedes, um fotógrafo apaixonado por fotografia, marketing e vendas; e quero deixar bem claro que eu sou fotógrafo, eu vivo de fotografia, eu pago meus boletos fotografando e vendendo fotos, por isso serei o mais direto possível em te ajudar como ganhar dinheiro fotografando.

    Por isso se você é um apaixonado por fotografia, fotógrafo iniciante ou já é um fotógrafo profissional e precisa melhorar o faturamento da sua empresa de fotografia, esse artigo é todo seu; leia cada linha, de cada área, entenda como funciona o mercado fotográfico porque eu tenho certeza absoluta que esse conteúdo vai te ajudar a ganhar dinheiro fotografando.

    Mas, antes de mais nada, é preciso entender que em todas as áreas da fotografia você consegue ganhar dinheiro, porém você fotógrafo precisa aprender como cada área da fotografia funciona.

    Pra isso, além do conteúdo exclusivo pra fotógrafos que disponibilizei nesse artigo, você também pode fazer um de nossos cursos ou assinar nossa plataforma de conteúdo.

    O QUE VOCÊ VAI LER NESSE ARTIGO ?
    1. Ganhar dinheiro fotografando gestantes
    2. Ganhar dinheiro fotografando famílias
    3. Ganhar dinheiro fotografando para banco de imagens
    4. Ganhar dinheiro fotografando pets
    5. Ganhar dinheiro fotografando produtos
    6. Ganhar dinheiro fotografando casamentos
    7. Ganhar dinheiro fotografando paisagens
    8. Ganhar dinheiro fotografando eventos esportivos
    9. Ganhar dinheiro fotografando profissionais
    10. Ganhar dinheiro fotografando newborn
    11. Ganhar dinheiro fotografando partos
    12. Ganhar dinheiro fotografando moda
    13. Ganhar dinheiro fotografando para outros fotógrafos
    14 . Ganhar dinheiro fotografando alimentos
    15. Ganhar dinheiro fotografando em cabines fotográficas
    16. Ganhar dinheiro fotografando eventos corporativos
    17. Ganhar dinheiro fotografando influenciadores

     

    1. GANHAR DINHEIRO FOTOGRAFANDO GESTANTES

    Um dos principais nichos da fotografia pra quem está começando, a fotografia de gestantes é uma excelente porta de entrada e de permanência no mercado fotográfico.

    Muitos fotógrafos iniciam sua jornada na fotografando gestantes, porém alguns mudam de segmento durante com o passar do tempo.

    Porém o mercado na fotografia de gestantes é altamente lucrativo e seguro, não tem época e quanto melhor sua fotografia mais você pode cobrar por ela.

    Também é possível ganhar dinheiro fotografando gestantes em studio ou ao livre, ou seja, você não precisa nem ter um local físico pra fotografar as mamães.

    Se você pensa em agregar valor a fotografia de gestantes então invista em figurinos e tenha uma boa rede de comunicação com maquiadores, pois praticamente todas as gestantes investem na produção.

    É possível também fotografar gestantes em suas próprias residências, o que torna o investimento inicial do fotógrafo ainda mais baixo.

    Se você é fotógrafo e pensa em ganhar dinheiro fotografando gestantes, saiba que além do ensaio gestacional, você também pode oferecer mais produtos, como:
    – Ensaio Newborn
    – Batizado
    – Acompanhamento mensal
    – Primeiro banho, primeira papinha, primeiro dia em casa, primeira vacina
    – Fotos reveladas de todos os trabalhos fotografados
    – Aniversários e acompanhamentos mensais
    – Álbuns impressos, porta retratos e quadros

    O setup inicial pra ganhar dinheiro fotografando gestantes é simples: No início você precisará de uma câmera, lente e uma boa luz.

    Com o passar do tempo você pode investir em mais equipamentos e não se esqueça de investir em cursos de fotografia também.

     

    2. GANHAR DINHEIRO FOTOGRAFANDO FAMÍLIAS

    Sou suspeito de falar porque sou apaixonado pela fotografia de famílias.

    Desde que comecei na fotografia eu fotografo famílias e é um segmento dentro da fotografia muito pouco explorado pelos fotógrafos e eu não sei o porque.

    Pra fotografar famílias você tem que ser bem paciente pois em algumas (muitas na verdade) vezes as crianças não querem ser fotografadas.

    Nesses casos, lembre-se que crianças gostam de brincar, então brinque com elas e aproveite os momentos entre as brincadeiras pra fotografar.

    Uma excelente estratégia de vendas pra ganhar dinheiro fotografando famílias é fotografar elas em suas próprias casas, dentro de sua rotina diária.

    Você também pode ganhar dinheiro fotografando famílias em studio e também ao ar livre.

    Normalmente os ensaios de família rendem muitas fotos e são um pouco demorados.

    Sabendo disso, sempre trabalhe cobrando por foto e estipule um horário de duração dos ensaios, com a possibilidade da cobrança de hora extra, caso necessário.

    Nos ensaios de família você ganhar dinheiro fotografando e também vendendo produtos:
    – Fotos impressas
    – Quadros
    – Posters (na classe D e C o poster tem boa aceitação)
    – Álbuns impressos
    – Slide show com as fotos

     

    3. GANHAR DINHEIRO FOTOGRAFANDO PARA BANCO DE IMAGENS

    Bancos de imagens dominam a internet na venda de imagens, pois a cada dia milhares e milhares de empresas acessam os sites dessas grandes empresas para comprar fotos.

    Desde cardápios, fotos para fachadas de lojas, detalhes para produtos pra e-commerce, temas para festas infantis ou até mesmo imagens para slides corporativos.

    Porém, além de produzires as próprias imagens para vender para seus clientes, os bancos de imagens também tem fotógrafos espalhados pelo mundo inteiro abastecendo seu enorme banco de dados de fotografias para serem vendidas.

    Então se você quer ganhar dinheiro fotografando, uma oportunidade de negócio é vender suas fotos para esses bancos de imagens.

    Mas atenção, caso você queira ter sucesso nesse trabalho é preciso entender como o banco de imagens se posiciona e também como são as fotos mais vendidas desse banco de dados, pois não são todos os tipos de fotos que são vendidas na internet.

    Pra ter uma boa noção do quanto essas fotos são fundamentais para as empresas, basta acessar os sites das grandes empresas que você conhece.

    Provavelmente quase todas as fotografias que ilustram esses sites são de bancos de imagens, ou seja, de fotógrafos como você que criaram fotografias para esses banco de dados e venderam suas fotos.

    Você tem a possibilidade de vender suas fotos para empresas em todas as partes do mundo.

     

    4. GANHAR DINHEIRO FOTOGRAFANDO PET

    Uma mina de ouro, repleta de diamantes e esquecida pela maioria dos fotógrafos: a fotografia pet.

    Nos tempos de hoje, um pet é considerado como um membro da família, tendo as vezes o mesmo carinho de um filho, ou até mais.

    O mercado pet cresce de forma exponencial e junto com ele tudo que agrega, seja ração, enfeites, medicamentos e também a fotografia.

    Nas grandes cidades é possível encontrar studios fotográficos dentro dos Pet Shops, onde os animais são fotografados e suas fotos são vendidas para seus proprietários.

    Porém parece que a grande maioria dos fotógrafos não olha pra esse mercado com bons olhos, pensando que pode não ser lucrativo ou dar muito trabalho.

    Um dia em uma mentoria com um fotógrafo de pet descobri que ele vendia cada foto até 3 vezes a mais do que o valor de uma fotografia de família em studio na sua cidade.

    De acordo com a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de produtos pra animais de estimação) o Brasil tem a segunda maior população de cães, gatos e aves do mundo.

    Pense nisso, a própria indústria de alimentos pra animais de estimação tem uma associação e nós fotógrafos não temos.

    Imagine agora o tamanho desse mercado pra você fotógrafo investir.

    Você pode ganhar dinheiro fotografando pets e também vender produtos com as fotos:
    – Quadros
    – Fotos impressas
    – Álbuns
    – Foto lembranças como canecas personalizadas, coleiras e até plaquinhas pra casas.

     

    5. GANHAR DINHEIRO FOTOGRAFANDO PRODUTOS

    A fotografia de produtos tem ganhando um destaque muito grande nesses últimos anos, devido ao crescimento exponencial da venda de produtos pela internet.

    É fácil encontrar pequenas empresas precisando de fotos de qualidade de seus produtos, principalmente com fundo branco, o famoso fundo infinito.

    Lojas de roupa, móveis, utilidades domésticas, decoração e vários outros segmentos, todos precisam de muitas fotos pra vender seus produtos on-line, e nessa hora que você fotógrafo precisa estar preparado.

    A grande vantagem de fotografar produtos é que seu portfolio pode ser criado com produtos que você tem em casa.

    Assim, é fácil ter 10 a 15 boas fotos em uma pasta salva no seu celular ou no seu perfil no Instagram.

    Pra se criar um portfólio de fotografia de produtos você pode utilizar produtos de pequeno e médio porte, com tênis, livros e até mesmo produtos de informática.

    Como o mercado é amplo, você pode entrar em contato com as empresas pelo perfil do Instagram delas, pelo site ou diretamente pelo departamento de marketing.

    A fotografia de produtos requer alguns cuidados especiais na utilização das luzes e no tratamento das cores, por isso é muito importante para o fotógrafo que deseja ganhar dinheiro fotografando ter um bom entendimento sobre esses dois fatores.

    Uma dica é dominar bem o Lightroom e o Photoshop, pois normalmente a fotografia de produtos requer um excelente tratamento de pós produção.

    Antes de se venturar em fotografar produtos, invista em um bom curso de fotografia.

    Na luz, você deverá estudar a aplicação da luz difusa quanto a luz dura, e caso venha a fotografar pequenos produtos você precisará também investir em uma lente macro.

    Alguns empresas exigem muito mais qualidade que outras, por isso é bom sabe bem em qual nível sua fotografia está.

    Nosso conselho é começar por pequenas empresas e empreendedores artesanais, praticar a fotografia de produtos e depois de atingir um nível de qualidade aceitável no mercado você pode procurar clientes com maior potencial econômico.

     

    6. GANHAR DINHEIRO FOTOGRAFANDO CASAMENTOS

    A fotografia de casamentos teve uma grande valorização a partir do ano de 2014, quando muitos fotógrafos internacionais vieram para o Brasil ministrar seus cursos e workshops.

    Centenas de fotógrafos de outras áreas da fotografia investiram em cursos de fotografia buscando aprimorar seus conhecimentos nessa área que pra muitos é uma das mais lucrativas.

    Se você gosta de fotografia e pensa em ganhar dinheiro fotografando casamentos, a primeira coisa que você tem que ter em mente é que a grande maioria dos casamentos acontece aos sábados, ou seja, pode ir dando um adeus aos seus finais de semana.

    No Brasil é muito comum que os casamentos sejam realizados aos finais de semana, e na sua grande maioria na parte da noite.

    Com isso, uma boa parte do seu sábado, senão todo e uma boa parte do seu domingo também serão investidos na fotografia do casamento e no descanso do dia seguinte.

    Porém é uma área de grande rendimento financeiro, já que muitos fotógrafos não gostam de trabalhar nos finais de semana ou não gostam de fotografar casamentos.

    O fotógrafo de casamentos é um fotógrafo completo e tem que entender de todas as áreas da fotografia:
    – Retratos, pra retratar os noivos e familiares
    – Produtos, pra fotografar os objetos de detalhes dos noivos
    – Street, pra fotografar os momentos durante a festa e apresentar uma fotografia mais dinâmica
    – Studio, pra montar seu set de luz em ambientes onde há pouca iluminação

    Pra começar na fotografia de casamentos você pode ser freelancer de algum fotógrafo de casamentos, e trabalhando com ele você aprende sobre posicionamento, ângulo e momentos importantes que devem ser fotografados.

    Um bom portfólio é fundamental pra entrar na fotografia de casamentos, por isso invista em ensaios pré-casamentos, editoriais de noivas e se possível procure sobre casais que estão pra se casar e precisam de um fotógrafo pra fotografar esses momentos.

     

    7. GANHAR DINHEIRO FOTOGRAFANDO PAISAGENS

    Qual fotógrafo nunca sonhou em pegar suas câmeras e lentes, colocar na mochila e viajar o mundo fotografando paisagens com a tranquilidade de um monge… rs

    Se você não sonhou então me deixa sonhar, porque eu já me imaginei várias vezes viajando mundo a fora e ganhando dinheiro fotografando paisagens.

    Esse é sem dúvida o segmento mais difícil de se entrar e consolidar, porque existem vários fatores e pessoas que precisam “aprovar” a sua fotografia.

    Uma boa fotografia de paisagem, seja ela a mais paradisíaca que for, não tem valor simplesmente pela sua beleza mas precisa de um contexto pra que seja valorizada.

    Imagine você entrando em uma galeria de artes, por mais belo que seja a arte você sempre quer saber algo sobre o autor.

    Por isso é tão difícil ganhar dinheiro na fotografia de paisagens: você precisa ter um nome, uma marca e muitos ignoram isso.

    Uma boa galeria vai querer muito mais do que suas fotografias, ela vai querer o seu valor.

    Um fotógrafo de paisagens normalmente vende suas próprias imagens em sites e essas fotografias podem ser entregues digitalmente, impressas em papel fotográfico, impressas em papel fine art ou em quadros prontos.

    Porém o valor será dado não somente pela fotografia mas por aquilo que você é dentro da fotografia.

    Assim, fotógrafos famosos conseguem vender suas fotografias por valores altíssimos, mesmo que sejam duplicadas, pois atingiram um patamar mais alto com seu trabalho e seu nome.

    E por ser de difícil acesso o segmento de fotografia de paisagens também é altamente lucrativo.

    Quadros são vendidos por valores que dariam pra se fotografar dezenas de casamentos, e nós fotógrafos olhamos pra esse segmento com bons olhos mas ignoramos o investimento anterior que foi feito em equipamentos e viagens.

    Se quiser entrar na fotografia de paisagens, invista em câmeras com grandes sensores e pense em adquirir boas lentes tele-angular.

     

    8. GANHAR DINHEIRO FOTOGRAFANDO EVENTOS ESPORTIVOS

    Fotografar a final da copa do mundo ou a cerimônia de abertura das Olimpíadas não é pra qualquer fotógrafo, mas além desses dois grandes eventos existem muitos eventos em várias cidades que precisam fotógrafos pra serem registrados.

    No Brasil acontecem vários campeonatos nacionais e regionais das mais diversas modalidades esportivas, desde o conhecido futebol até o tênis de mesa e os meios de comunicação estão em busca dessas imagens.

    Além disso você também pode vender as fotografias para os próprios atletas.

    Na verdade eu acredito que em eventos regionais os principais clientes são os atletas, pois eles precisam de fotos pra alimentar suas mídias sociais, sites e portfólios de trabalhos e prêmios.

    Como todo atleta busca patrocínio e pra se ter um bom patrocinador é necessário uma boa imagem, nada melhor que uma boa fotografia pra aumentar suas chances de ter uma renda no esporte.

    Caso queira ganhar dinheiro fotografando eventos esportivos você pode buscar pelos calendários esportivos da sua cidade ou região, criar um site com sistema de escolha de fotos e enviar o link para todos os atletas com as fotos que eles aparecem e vender as imagens diretamente pra eles.

    Também pode vender a imagem do grupo para o próprio clube ou grupo, por um valor maior do que venderia diretamente para o atleta, afinal de contas existe um interesse maior na fotografia do grupo do que do atleta individual.

    Desde as competições de bicicleta até aos eventos de Cross Fit, todos precisam de fotos e se você for antenado poderá fotografar quase todos os eventos.

    Tenha em mente que em alguns eventos serão necessários equipamentos mais caros como lentes 400mm ou 12mm, porém a princípio você pode fotografar com o que você já tem em mãos, a sua câmera.

     

    9. GANHAR DINHEIRO FOTOGRAFANDO PROFISSIONAIS

    Os retratos corporativos estão em alta no mercado, pois com o passar do tempo os profissionais estão precisando melhorar sua imagem na internet.

    Durante o início da pandemia de 2020, com os eventos suspensos eu investi alto na fotografia de profissionais, e obtive um ótimo resultado fotografando maquiadoras, cabeleireiros, gerentes e empreendedores de modo geral.

    A vantagem de se fotografar profissionais é que em grande parte dos ensaios eles são feitos no próprio ambiente de trabalho, ou seja, o cenário já vem pronto.

    Você precisa apenas levar sua iluminação e fotografar.

    Existe também a possibilidade de se retratar os profissionais em um estúdio fotográfico.

    Caso você tenha um estúdio, você pode criar dias específicos para os ensaios, como sábados livres ou agendar os ensaios em horários alternativos, como a noite.

    Pense sempre que quem procura um retrato corporativo é um profissional que busca o crescimento de sua imagem, por isso ele tem uma agenda cheia e precisa de um rápido atendimento.

    Assim, os ensaios corporativos podem ser mais rápidos que sessões fotográficas comuns.

    Experimente durante o ensaio oferecer ao seu fotografado um bom café ou uma água gelada com gás ou até mesmo um bom chá.

    Ele é um profissional, gostará de receber esse mimo e você com certeza receberá indicações dele para outros profissionais.

    Normalmente os retratos corporativos são entregues somente em arquivos digitais, ou seja, isso diminui o seu custo e aumenta sua produtividade.

     

    10. GANHAR DINHEIRO FOTOGRAFANDO NEWBORN (RECÉM NASCIDOS)

    Dentro da fotografia de família encontramos a fotografia de recém nascidos, conhecida também como fotografia Newborn.

    Os ensaios Newborn ganharam uma valorização muito alta no mercado a partir de 2013 com as fotógrafas americanas divulgando suas técnicas por todo o mundo.

    Normalmente fotografado por mulheres, os ensaios Newborn são realizados em sua maioria em um studio fotográfico climatizado na temperatura ideal para o bebê e até o 15º dia após o nascimento da criança.

    Alguns estúdios fotográficos contratam enfermeiras para acompanhar o ensaio fotográfico, gerando mais confiança e credibilidade no estúdio e na fotógrafa.

    Os ensaios Newborn também podem ser realizados na residência da família, evitando assim ter que transportar a criança; porém muitas fotógrafas não gostam de fotografar nas casas devido ao transporte da iluminação e dos acessórios.

    A grande maioria das fotógrafas que atuam na fotografia de Newborn utiliza apenas uma câmera, uma lente clara como a 50mm 1.4, 50mm 1.2 ou a 85mm 1.8 e luz natural.

    Também é possível utilizar flashs e leds, porém aconselhamos a utilizar uma grande fonte de luz, a maior possível para evitar sombras indesejadas sobre a criança.

    Normalmente o tratamento das fotos é feito no Lightroom para correção de cor e cortes e em alguns casos o Photoshop para remoção de manchas que também podem ser retiradas do Lightroom.

    Por isso é fundamental ter conhecimento avançado no Lightroom e dominar todas as suas ferramentas.

    A fotografia Newborn é um segmento onde a captação de clientes vem de indicações e da exposição das fotografias, por isso é necessário investir em mídias sociais e ter um bom portfólio on-line.

     

    11. GANHAR DINHEIRO FOTOGRAFANDO PARTOS (NASCIMENTOS)

    O fotógrafo que já passou pela experiência de fotografar um ser humano nascendo sabe o quão prazeroso é esse momento.

    E unir o prazer de registrar a chegada ao mundo de uma pessoa com a possibilidade de ganhar dinheiro fotografando esse momento é melhor ainda.

    Eu acredito que um bom fotógrafo de partos precisa ter algo que o diferencia de todos os segmentos da fotografia: sensibilidade.

    Registrar um nascimento é maravilhoso e por isso o fotógrafo deve estar atento a tudo que acontece ao seu redor.

    Desde o nervosismo do pai até aos detalhes das mãos da mãe durante o nascimento.

    Fotografar o parto não é fotografar apenas a criança nascendo.

    Fotografar o parto é fotografar o dia, a história do dia daquela família.

    Utilize a fotografia pra responder perguntas que ainda não foram feitas:

    – Onde foi o nascimento ?

    – Que horas a criança nasceu ?

    – Quanto ela pesa ?

    – Quanto ela mede ?

    – O pai chorou ?

    Fotografe tudo, tudo mesmo. Não tenha dó dos seus cartões de memória…

    Um bom registro rende excelentes frutos e você pode vender muito material extra junto com a sua fotografia, desde impressões até ao slideshow com as fotos.

     

    12. GANHAR DINHEIRO FOTOGRAFANDO MODA

    Se você gosta de produções e deseja fotografar moda, então você precisará de muita influência no mercado, além de um domínio completo de iluminação.

    As empresas de moda investem bilhões em campanhas de divulgação com artistas e pessoas influentes, locações paradisíacas e cada vez mais precisam de fotos pra suas campanhas.

    Porém são poucos os fotógrafos que conseguem ganhar dinheiro fotografando moda, pois é um trabalho duro, que envolve grandes empresas e por sua vez grandes produções.

    Quanto maior o investimento da empresa maiores serão as exigências.

    Normalmente as grandes empresas querem nada mais nada menos que a tão cobiçada FOTO PERFEITA.

    E não é pra menos, o investimento é muito alto.

    Se você tem bom conhecimento em iluminação, composição fotográfica e pós produção, você pode começar fotografando para pequenas e médias confecções, ateliers de vestidos de noivas e até mesmo pra lojas de roupas, o que já é um excelente mercado pra se ganhar dinheiro na fotografia.

    Afinal de contas até mesmo as lojas aderiram ao e-commerce e precisam cada vez mais de fotos de suas roupas pra mídias sociais e para os seus sites de vendas.

    Se deseja fotografar moda para grandes marcas você tem que entender que essas empresas estão sempre fixadas em grandes centros, ou seja, saiba que você provavelmente terá que se mudar para a capital do seu estado, senão para São Paulo.

    Mas existem as exceções, que são raras, e cada vez mais raras.

     

    13. GANHAR DINHEIRO FOTOGRAFANDO PARA OUTROS FOTÓGRAFOS

    Bom, eu comecei assim: Fotografando casamentos para outros fotógrafos.

    Enquanto eu trabalhava na gestão das farmácias aos finais de semana eu era freelancers de fotógrafos de casamentos, tanto no Rio de Janeiro quanto em Minas Gerais e ser um fotógrafo freelancer me rendeu muitas experiências positivas.

    Conheci grandes fotógrafos, aumentei minha rede de relacionamento com fornecedores mas o mais importante foi a experiência de fotografar casamentos com grandes nomes da fotografia.

    É cansativo, desgastante, recebe-se pouco mas em compensação você não tem a preocupação de estar no dia seguinte editando fotos.

    Além é claro de não ter sobre você a responsabilidade de ter todas as fotos do evento, afinal de contas você está ali pra fotografar aquilo que o fotógrafo principal não consegue.

    E se é pra deixar uma dica pra você ser um freelancer é: NUNCA UTILIZE AS FOTOS QUE VOCÊ FEZ PRA OUTRO FOTÓGRAFO.

    Eu sei que a lei permite, e que você tem direito sobre elas, mas não é legal. Eu mesmo parei de chamar um fotógrafo pra fazer freelancer comigo pois descobri que ele utilizava algumas fotos que ele fez pra mim pra vender seu trabalho.

    Ele estava no direito dele, porém um dia eu atendi uma noiva que me disse que a foto não era minha, porque ela já tinha visto com outro fotógrafo e ele tinha feito um casamento junto comigo.

    Acima de leis e regras, seja ético, sempre.

     

    14. GANHAR DINHEIRO FOTOGRAFANDO ALIMENTOS

    O mercado de alimentos está em crescente expansão e todos mundo sabe disso.

    Em todas as cidades existem dezenas de oportunidades pra se ganhar dinheiro fotografando alimentos pois em qualquer lugar você encontra um estabelecimento comercial precisando de fotos.

    Pra isso basta você visitar uma lanchonete próximo a sua casa, um restaurante ou um ponto de vendas de açaí e ver que seus cardápios não contém fotos de todos os produtos.

    Além disso quase todos os estabelecimentos que vendem alimentos, sejam eles restaurantes, lanchonetes ou supermercados precisam de mais fotos dos seus produtos para utilizar em suas mídias sociais.

    O que você fotógrafo deve fazer é visitar um estabelecimento desse com seu portfólio impresso e em alta qualidade, apresentar sua fotografia e negociar uma proposta pra execução do projeto fotográfico, com foco na valorização dos produtos e também no aumento de vendas.

    Nessa negociação você deve se posicionar como um profissional capacitado pra ajudar a empresa visitada a vender mais seus produtos através da mudança das fotos dos seus produtos.

    Existe também dentro do segmento de alimentos empresas especializadas em vendas por delivery.

    Restaurantes de comida japonesa, hamburguerias, restaurantes de comida mexicana, cachorro quente, casas de empada, casas de vitamina… todos estão investindo em plataformas como Ifood pra aumentar suas vendas e dentro da plataforma já é notório que os produtos com fotos no menu vendem mais do que comparados aos produtos sem fotos.

    Pra fotografar alimentos você deverá utilizar no mínimo duas fontes de luz, uma pra preenchimento da cena e outra pra corte e contraste na imagem.

    É claro que você pode usar uma se conseguir, ou três. O importante é saber que dificilmente você atingirá um resultado satisfatório se utilizar a luz natural, a não ser que você fotografe em um ambiente muito iluminado.

    Mesmo assim, nesses casos eu utilizo uma fonte de luz vindo contra o produto pra aumentar a nitidez na imagem e ter mais contraste na fotografia do alimento.

    Existem no mercado dezenas de treinamentos oferecidos pra fotógrafos iniciarem na fotografia de alimentos e eu aconselho a buscar esse conhecimento.

    Mas você pode também começar fotografando na sua própria casa, pra montar um portfólio.

    Pode também fotografar para clientes “pequenos” que estão começando na venda de doces, pra ter mais experiência na hora de fotografar e ver quais serão as suas dificuldades futuras na hora de fotografar alimentos.

    A fotografia de alimentos é um excelente segmento dentro da fotografia, onde exigirá muito da sua criatividade e experiência em conversar com pessoas.

    Na grande maioria das vezes as fotos são feitas no local onde o alimento é produzido, por isso sempre tenha em mãos máscaras, toucas descartáveis, protetores de pé se necessário e evite fazer as fotos dentro da cozinha por conta do funcionamento do ambiente e também por causa da gordura que pode espirrar em seu equipamento.

     

    15. GANHAR DINHEIRO FOTOGRAFANDO EM CABINES FOTOGRÁFICAS

    As cabines fotográficas surgiram no início dos anos 2000 como um novo serviço oferecido por empresas de fotografia para eventos como casamentos, 15 anos e formaturas.

    Rapidamente as cabines fotográficas se espalharam pelas cidades do Brasil e hoje é comum na mesma cidade encontrar várias empresas de fotografia ou não, oferecendo o serviço de fotos em cabines.

    Cada vez mais criativas, as cabines fotográficas hoje possuem desde pequenas estruturas como uma câmera e adereços de corpo até mesmo carros de luxo ou kombis com enfeites pra utilizar nas fotos.

    É interessante saber que grande parte das cabines de fotos não são mais de empresas de fotografia, mas de pessoas que entenderam que as cabines de fotos são uma excelente oportunidade pra se ganhar dinheiro em eventos sociais.

    O investimento em cabines não é tão alto quanto parece, mas pra se ter boas fotos você precisa ser criativo na hora de comprar adereços e criar seus pacotes de venda.

     

    16. GANHAR DINHEIRO FOTOGRAFANDO EVENTOS CORPORATIVOS

    Os eventos corporativos estão em alta no mercado, pois empresas das mais diversas áreas estão utilizando dos eventos para atraírem novos clientes.

    Normalmente os eventos corporativos contratam mais fotógrafos pois precisam de muitas fotos e em eventos assim as coisas acontecem ao mesmo tempo em lugares diferentes.

    Pra entrar no segmento da fotografia de eventos corporativos o fotógrafo deve se posicionar muito bem em suas mídias sociais e ter uma boa rede de relacionamento, já que grande parte dos contratos vem através de indicações.

    Outra informação importante é que muitos desses eventos são registrados nos caixas das empresa, ou seja, o fotógrafo precisará emitir uma nota fiscal para o recebimento do serviço.

    Se você é integrante do MEI (Micro Empreendedor Individual) ou tem uma empresa com CNPJ constituído, então você mesmo consegue emitir sua nota fiscal diretamente no site da prefeitura da sua cidade.

    Caso não tenha CNPJ, é possível emitir na prefeitura da sua cidade a nota de prestador de serviço avulso; porém nesse caso algumas empresas não aceitam ou cobrarão de você fotógrafo um valor referente ao imposto dessa nota, que normalmente é mais caro que a nota emitida pelo MEI ou diretamente pelo CNPJ.

    Fique atendo ao contrato e principalmente ao tempo descriminado da entrega das fotos do trabalho fotografado, pois grande parte das empresas exigem a entrega em um tempo muito curto.

    As vezes as fotos do evento fotografado têm que ser entregues no mesmo dia, ou até mesmo durante o evento; assim pode ser que você precise contratar um profissional pra editar essas fotos, terceirizando assim uma boa parte do seu trabalho como fotógrafo e editor de fotos.

    Lembre-se que sua postura será notada por todos os convidados e organizadores do evento, por isso compareça ao evento de 30 a 60 minutos antes do evento começar, seja cordial com todos os convidados e ande sempre muito bem arrumado.

    Roupas discretas são essenciais nesse tipo de trabalho, pois os convidados normalmente são pessoas formais, por isso sua conduta será sempre observada pelo seu cliente.

     

    17. GANHAR DINHEIRO FOTOGRAFANDO INFLUENCIADORES

    Antigamente as empresas dedicavam grande parte das suas verbas publicitárias para rádios, comerciais em canais locais de televisão, revistas e anúncios impressos.

    Com a chegada das redes sociais e com a crescente dos influenciadores, empresas de todos os tamanhos tem investido cada vez mais na personalização da marca, trazendo a imagem de pessoas “comuns” para agregar um modelo de marketing que chamamos de “marketing pessoal” á sua marca ou aos seus produtos.

    Se você está buscando ganhar dinheiro fotografando, entre em contato com os influenciadores que você conhece e converse com eles sobre a possibilidade de fotografar suas campanhas publicitárias.

    Você também pode entrar em contato diretamente com as empresas, oferecendo pacotes de trabalhos para suas campanhas publicitárias e também para seus produtos.

    Ao fechar um contrato com uma empresa, aproveite para oferecer mais trabalhos fotográficos para a mesma e aumentar sua margem de lucro.

     

    NOSSO PONTO DE VISTA
    Não é fácil viver de fotografia mas depois que você consegue acesso segmento dentro do mercado fotográfico tudo fica mais fácil.

    A fotografia é altamente lucrativa mas muitos fotógrafos não sabem como ganhar dinheiro na fotografia, vender fotos ou como se faz para viver de fotos e ser um fotógrafo de valor ou ter sucesso na fotografia. 

    É preciso estudar e aprender não somente sobre iso, obturador e diafragma mas principalmente como ter uma estratégia de marketing e vendas bem definida, definir seu público alvo e principalmente como colocar todas essas estratégias em prática.

    No FLUXOPRO nós ajudamos fotógrafos a viverem bem de fotografia, conquistar seus objetivos pessoais e serem reconhecidos como fotógrafos de valor.

    Se você quer viver bem de fotografia, clique aqui e conheça mais do FLUXOPRO, uma plataforma de conteúdo exclusiva pra fotógrafos, onde ajudamos e ensinamos fotógrafos a ganharem mais dinheiro na fotografia. Para assinar o FLUXOPRO, clique aqui.

     

    ✔ Por FLUXOPRO – Conteúdo pra fotógrafos
    Assine o FLUXOPRO e aprenda como ganhar dinheiro na fotografia
    www.fluxopro.com
    Clique aqui e conheça nossos cursos de fotografia