Cursos de fotografia

Os melhores cursos de fotografia que você precisa fazer

Cursos de fotografia, curso de fotografia, cursos para fotógrafos…

Muitas pessoas estão querendo aprender fotografia através de cursos e treinamentos e não sabem como iniciar no mercado da fotografia. 

Por isso eu preparei esse conteúdo para você, mesmo que você não seja fotógrafo ou já seja um fotógrafo iniciante ou profissional.

Nesse artigo vou listar os principais cursos de fotografia que você deveria fazer.

É importante entender que todas as pessoas podem fazer um curso de fotografia e aprender a fotografar seja com uma camera fotográfica profissional, uma câmera simples ou seu telefone celular.

Para isso você precisa entrar em um curso de fotografia que seja específico para o seu aprendizado e sempre procure aprender com fotógrafos profissionais.

Por isso lembramos que todos nossos cursos de fotografia são ministrados por fotógrafos profissionais, experientes e que estão em atuação dentro do seu segmento na fotografia.

Temos uma página onde listamos todos os nossos cursos de fotografia e nessa página você pode escolher qual curso de fotografia você vai se inscrever.

Ou você também pode continuar lendo esse artigo e escolher por aqui qual curso é melhor.

Veja agora quais são os melhores cursos de fotografia para você se tornar um fotógrafo profissional e ganhar dinheiro com fotografia.

1. Cursos de fotografia para iniciantes

Esse é sem dúvida um dos seus primeiros curso de fotografia; o curso básico de fotografia.
 
Conhecido também como curso de fotografia para amadores ou curso de fotografia para iniciantes, esse curso tem como objetivo te ensinar a dar os primeiros passos no mundo da fotografia.

 

Se você quer se tornar um fotógrafo profissional e viver da fotografia esse curso é fundamental para seu profissionalismo dentro da fotografia.

E se você quer aprender fotografia para melhorar suas fotos mas não pensa em se tornar um fotógrafo, você também pode fazer esse curso de fotografia.

Pois nele você aprenderá conceitos básicos da fotografia que abrirão seus olhos e lhe darão um novo olhar sobre o que você vê no seu dia a dia.

No curso de fotografia para iniciantes você vai aprender como configurar sua câmera fotográfica, seja ela da Cânon, Nikon, Fujifilm, Sony.

Um curso de fotografia para iniciantes ou curso de fotografia para amadores é normalmente um curso rápido e bem didático.

Crie aulas curtas e com didática simples, onde você aprende principalmente as configurações do seu equipamento fotográfico.

Você também aprende no curso de fotografia para iniciantes como se posicionar na hora de fotografar, além de aprender também um pouco outros equipamentos para melhorar sua fotografia.

É muito comum encontrar no curso de fotografia para iniciantes aulas sobre composição fotográfica e iluminação básica.

E um bom direcionamento sobre as novas áreas da fotografia que você pode estudar, aprender e se aperfeiçoar.

Para fazer um curso de fotografia para iniciantes você precisa ter uma câmera fotográfica ou um telefone celular que tenha a opção do modo profissional (modo pro).

Um curso de fotografia para iniciantes normalmente é curto, rápido e a grande vantagem do curso de fotografia para iniciantes em relação aos outros curso de fotografia.

Normalmente o curso de fotografia para iniciante é o mais barato entre todos os cursos de fotografia.

Normalmente o curso de fotografia para iniciantes é um dos mais baratos dentro da fotografia, pois sua duração normalmente é curta.

Suas aulas são mais simples quando se fala de conteúdo e o entendimento é facilitado.

Aqui no Fotógrafo de valor nós preparamos o melhor curso de fotografia para iniciantes, ministrado por mim, Bruno Guedes.

O curso é dividido em módulos específicos e dentro de cada módulo você encontra as aulas respectivas de cada assunto.

E com aulas curtas e sempre com conteúdo direto para você aprender da maneira mais rápida possível.

CLIQUE AQUI e conheça nossos cursos de fotografia.

2. Marketing e vendas para fotógrafos

curso de marketing para fotógrafos é um divisor de águas na vida de muitos fotógrafos pois mais do que postar fotos em mídias sociais.

o fotógrafo precisa aprender a criar estratégias de marketing que funcionam.

O marketing é uma ferramenta indispensável no dia a dia de todos, principalmente do fotógrafo que precisa vender seu trabalho.

Através do curso marketing para fotógrafos o próprio fotógrafo vai aprender como criar valor em seu trabalho.

O fotógrafo precisa também escolher quais são os canais de comunicação que ele irá trabalhar.

Além também de definir verbas mensais para aplicar no marketing da sua empresa de fotografia.

São as estratégias de marketing que irão trazer novos e mais clientes pra você fotografar, por isso é importante que você tenha cada uma delas muito bem definidas.

Assim, todo fotógrafo precisa criar estratégias de marketing para sua empresa de fotografia.

No curso marketing pra fotógrafos você vai aprender os canais de comunicação, brading e posicionamento de marca, como utilizar as redes sociais da maneira correta.

Como precificar seu produto baseado sem sua estratégia de marketing, aprender tudo que é necessário para ter um site e um blog de sucesso.

Também como fazer um portfólio que vende de verdade, além de aprender a fazer anúncios em redes sociais.

Um dos meus maiores tesouros é o CURSO FOTÓGRAFO DE VALOR.

É um dos cursos que vai mudar sua vida dentro da fotografia, por isso se você quer ter mais clientes na fotografia e a melhorar seu ticket médio de trabalho.

Ensino tmabém a ter melhores clientes, a ser reconhecido entre os melhores fotógrafos da sua cidade ou região então o CURSO FOTÓGRAFO DE VALOR.

No curso de FOTÓGRAFO DE VALOR eu vou te ensinar tudo que sei sobre marketing direcionado para fotografia e você vai conseguir aplicar todo esse conhecimento de forma simples e ao longo da sua jornada como fotógrafo.

Um dos grandes tesouros do curso FOTÓGRAFO DE VALOR é o módulo de estratégias, onde ensino o passo a passo para atrair novos e melhores clientes.

Além de ensinar toda a estrutura para ter uma agenda cheia de clientes em sua empresa de fotografia, independente do nicho que você fotografa.

As aulas do curso FOTOGRAFO DE VALOR foram desenvolvidas por mim com auxilio de dois professores, que nos permitiu criar aulas direcionadas.

Todas as estratégias do curso FOTÓGRAFO DE VALOR foram validadas por mim, pelos fotógrafos que ajudo desde 2014.

E tambémpor diversos alunos que colocaram em prática através de nossos treinamentos e mentorias realizadas durante esses anos.

CLIQUE AQUI e entre agora para o FOTÓGRAFO DE VALOR.

3. Cursos de retratos corporativos

O curso de retratos corporativos ou curso de fotos corporativas é ideal para fotógrafos que estão buscando um segmento dentro da fotografia para se diferenciar de outros fotógrafos.

Conhecido por ser um segmento onde a margem de lucro é mais alta quando se compara aos outros segmentos da fotografia, os retratos corporativos estão em crescente demanda por se tratar de fotos de profissionais.

Os retratos corporativos mais conhecido também como fotos corporativas são extremamente necessárias para profissionais liberais utilizarem em suas mídias sociais como posts no feed do Instagram, stories ou capa nos reels, além de utilizarem essas fotos como perfil no whatsapp, no Instagram.

O curso de retratos corporativos é indicado para quem está começando na fotografia, independente do seu nível de aprendizado.

E também para fotógrafos iniciantes ou avançados e até mesmo para fotógrafos profissionais que estão em busca de um novo segmento com pouca concorrência e mais margem de lucro.

Uma das vantagens de se aprender a fotografar retratos corporativos é o alto índice de recorrência dentro do segmento, pois sabemos que os profissionais que utilizam as fotos em mídias sociais precisam renovar suas fotografias todos os anos.

Eu mesmo tenho clientes que faço retratos corporativos que fazem fotos duas a três vezes por ano.

Eles aumentam a minha margem de lucro pois o investimento para trazer novos clientes para minha empresa de fotografia é menor.

Temos um treinamento exclusivo para você fotógrafo aprender tudo sobre retratos corporativos: o RETRATOS DE VALOR.

Nesse treinamento eu te ensino tudo que você precisa para ganhar dinheiro fotografando retratos corporativos mesmo que você não tenha um estúdio fotográfico.

Para você começar a fotografar retratos corporativos você precisa de uma câmera fotográfica, uma fonte de luz (de preferência um flash fora da câmera) e um simples difusor de luz sobre um tripé (uma sombrinha já é um bom começo).

É claro que esse material é o mais básico possível, e se você tiver a oportunidade de ter duas fontes de luz o seu trabalho com certeza terá um nível fotográfico mais robusto.

Por isso eu vou te ensinar tudo que você precisa saber pra fotografar retratos corporativos e retratos de modo geral, no curso RETRATOS DE VALOR.

Ensino tudo que fiz pra começar a captar clientes nos retratos mesmo não tendo estúdio, e tendo apenas dois flashs e uma lâmpada comprada no supermercado.

Também ensino todas as estratégias que eu já usei e ainda uso aqui pra manter minha agenda sempre cheia de clientes querendo e precisando dos retratos que eu faço.

No curso de fotografia de RETRATOS DE VALOR eu ensino tudo que você precisa sobre marketing, vendas, gestão, pré produção, aulas práticas e prós produção nos retratos.

Caso você queira aprender tudo sobre retratos corporativos em nosso curso RETRATOS DE VALOR você terá acesso a todo o conteúdo com aulas dinâmicas, teóricas e práticas.

CLIQUE AQUI e entre agora para o RETRATOS DE VALOR.

4. Curso de instagram para fotógrafos

O Instagram é uma ferramenta muito conhecida porém pouco aproveitada entre os fotógrafos que até hoje insistem em utilizar ela apenas como um portfólio on-line.

No curso INSTAGRAM PRA FOTÓGRAFOS você vai aprender a utilizar o Instagram da maneira correta, com um passo a passo simples para deixar o seu Instagram mais profissional e valorizado.

Além disso você vai aprender a utilizar a ferramenta de marketing mais usada no mundo para atrair novos cliente com estratégias para posts no feed, stories e também como aumentar sua conversão de pedidos de orçamentos no próprio Instagram.

O curso INSTAGRAM PRA FOTÓGRAFOS é ideal para fotógrafos que estão no início de carreira e precisam de um “empurrãozinho” pra deixar seu perfil melhor.

Caso você seja um fotógrafo profissional eu aconselho você a entrar no treinamento FOTÓGRAFO DE VALOR, onde você vai aprender estratégias mais profundas para utilizar no seu dia a dia dentro da sua fotografia além de aprender muito sobre o Instagram e também sobre outras redes sociais.

Caso você seja um fotógrafo iniciante e sentiu que o curso INSTAGRAM PARA FOTÓGRAFOS é ideal pra você, eu aconselho a entrar no curso o quanto antes.

CLIQUE AQUI e entre par ao curso INSTAGRAM PRA FOTÓGRAFOS.

5. Curso de composição fotográfica

A composição fotográfica é sem dúvida uma das maiores dúvidas de quem está começando na fotografia e busca ter fotografias diferenciadas.

Muitas pessoas fazem cursos de fotografia e ignoram completamente a composição fotográfica, sendo que é ela a responsável por gerar o impacto visual no olhar das pessoas que estão observando sua fotografia.

Compor uma fotografia não é nada simples e a prova disso é que muitos fotógrafos tem um aproveitamento final das fotografias muito baixo.

Ou seja, o fotógrafo faz um evento e fotografa muitas fotos para no final entregar poucas.

Visualmente falando as imagens estão sempre fora de ordem e na hora de fotografar é a composição fotográfica que ensina o fotógrafo como colocar as imagens em ordem, dando prioridade e destaque ao assunto principal além de ensinar a retirar da cena todas as distrações que atrapalham o crescimento de uma grande fotografia.

O que vejo são fotógrafos investindo muito tempo em tratamentos e na manipulação fotográfica na pós produção, ficando horas e horas na frente do Photoshop, não se preocupando muito na hora de fotografar, de criar suas imagens.

Decidir se sua fotografia será na vertical ou na horizontal já é um fator determinante na composição.

Se sua foto será colorida, em preto e branco, com muito ou pouco contraste e até mesmo qual será o papel da luz dentro das suas fotografias; tudo passa pela composição fotográfica.

A composição é a principal ferramenta na hora de se criar uma imagem, por isso todo fotógrafo deve saber e entender sobre composição fotográfica.

No curso de fotografia com foco em composição fotográfica você vai aprender como se posicionar antes da fotografia acontecer e também vai entender o processo de criação de uma imagem.

Muitas pessoas pensam que esse curso de fotografia é exclusivo para fotógrafos, mas não, esse é um curso de fotografia para todas as pessoas que querem e precisam melhorar suas fotos.

Também não existe a necessidade de se ter uma câmera fotográfica para fazer esse treinamento.

Ou seja, no curso de COMPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA você aprende, estuda e treina com seu olhar.

Existem muitos exercícios que irão melhora o seu olhar fotográfico e te ajudar na hora de compor suas imagens.

No curso COMPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA você vai entender como funciona o processo de criação de uma fotografia, do zero, tendo como base algumas regras da composição.

Você também vai aprender como treinar seu olhar no dia a dia, com e sem sua câmera fotográfica nas mãos.

6. Curso de Lightroom

O Lightroom é hoje o principal software de edição e tratamento de fotos utilizado pelos fotógrafos de todo o mundo.

Desenvolvido pela Adobe, o Lightroom é uma plataforma de tratamento de fotos incorporado do Adobe Photoshop, ou seja, ele utiliza a estrutura de dados do Adobe Camera Raw, que é a mesma estrutura utilizada pelo Photoshop na instalação do sistema.

De fácil instalação, o Lightroom pode ser utilizado tanto no celular quanto no computador, porém a maioria dos fotógrafos utilizam o Lightroom nos seus computadores, devido a alta demanda de fotos para se tratar.

O Lightroom é um programa pago, ou seja, você precisa de fazer um investimento mensal para utilizar ele corretamente em seu computador.

Em uma pesquisa interna no FLUXOPRO, vimos que 92% dos fotógrafos utilizam o Lightroom para fazer suas edições, e que 80% deles utilizam apenas o Lightroom para seus tratamentos de fotos, não necessitando de utilizar sequer o Photoshp nos seus trabalhos diários.

O alto número de fotógrafos utilizando o Lightroom se deve pela facilidade de uso e pela integração simplificada com todas as ferramentas da plataforma Adobe.

No Lightroom você consegue organizar suas fotos em pastas, separar por categorias, por hora fotografada e até mesmo criar separações exclusivas para o seu trabalho do dia a dia utilizando bandeiras, cores e notas para suas fotos.

Também é possível utilizar o Lightroom para fazer correções de cores, cortar e redimensionar suas fotografias, fazer tratamento de pele retirando espinhas, manchas.

E até mesmo ajustando a nitidez da pele e olhos, além de poder trabalhar com máscaras modificando as cores e exposições dos objetos separados por camadas.

Assim dando mais vida a sua fotografia e facilitando o fluxo de trabalho do fotógrafo.

Você também pode utilizar o Lightroom para exportar suas fotos, enviar por email e até postar elas diretamente em suas redes sociais.

Para ter o Lightroom no seu computador de forma correta, você precisa ser um assinante da plataforma Adobe e adquirir ao menos o plano Fotografia que lhe dá direito de ter o Adobe Lightroom no seu computador com duas licenças, além de poder utilizar também de forma segura o Adobe Photoshop com todos seus recursos disponíveis.

Eu particularmente uso o Lightoom desde quando comecei a fotografar em 2014 e nunca tive problemas com ele, pelo contrário, não sei como seria minha pós produção sem o Lightroom.

No curso de Lightroom para iniciantes você vai aprender como fazer a importação das suas fotos do cartão de memória para o computador, fazer back-up automaticamente, criar catálogos, visualizações, editar suas fotos da maneira correta (escolher) e fazer o tratamento das suas fotos além de exportar elas em alta e em baixa qualidade para seus clientes.

O curso de Lightroom par iniciantes é indispensável para fotógrafos que precisam ter mais qualidade e agilidade em seu processo de pós produção fotográfica.

7. Cursos de fotografia de flash

A luz é a principal matéria prima de uma fotografia.

Todo fotógrafo precisa entender de iluminação pois o domínio da luz é fundamental para criar imagens de alto impacto, que transmitem a mensagem que o fotógrafo deseja.

A luz na fotografia tem o poder de deixar o assunto principal vivo, trazer nitidez e clareza a cena, além de destacar o que temos de importante em uma fotografia.

O fotógrafo precisa aprender a controlar sua própria luz e entender como funciona a luz que ele não tem controle, a luz ambiente ou luz disponível.

Além disso é preciso aprender todas as características da luz e com utilizar ela em suas diversas formas na hora de fotografar.

A luz é uma energia, e por isso ela sofre alterações e tem o poder de modificar também o ambiente.

Por tudo isso, é muito importante que o fotógrafo estude iluminação, aprenda a dominar a luz dentro da fotografia.

O que poucos fotógrafos contam é que um curso de ILUMINAÇÃO FOTOGRÁFICA não é apenas um curso de flash, mas sim um aprendizado sobre a luz, seus comportamentos, suas características e como ter total controle sobre ela.

Não adianta você comprar o flash mais caro ou investir em uma lente ultra clara se você não entende o caminho da luz.

Como ela se comporta e em quais situações você tem que aumentar o diminuir o tempo de exposição da luz sobre a cena ou sobre a pessoa ou objeto que está sendo fotografado.

Por isso é muito importante que o fotógrafo domine a luz.

Eu, como fotógrafo que sou, gosto de estabelecer um diálogo com a luz, uma conversa clara e direta, com perguntas e respostas.

Passo a vida a conversar com a luz, diria o grande fotógrafo Marcio Scavone.

Sem dúvida, pra se conversar com uma energia você precisa entender sobre ela, sobre a tão temida e querida luz.

Um dia me perguntaram porque muitos fotógrafos tem uma fotografia “mais chapada”, parecendo ser uma imagem artificial: respondi de forma simples e direta: é a luz.

Investe-se muito em tudo, menos em aprender e dominar a luz.

Por isso, se você quer ter uma fotografia diferenciada, com vida, e produzir imagens únicas você precisa dominar a luz, seja ela qual for.

No curso ILUMINAÇÃO FOTOGRÁFICA você vai aprender comigo tudo que sei sobre a luz dentro e fora do estúdio fotográfico.

Flashs, leds, difusores e rebatedores, modificadores de cor e tamanho, temperaturas, potências e tempos, tudo sobre a luz em um curso pra fotógrafos.

Perguntas frequentes sobre cursos de fotografia:

Qual o valor de um curso de fotografia?

O valor do curso de fotografia varia de acordo com o tipo de curso e também com a experiência do professor do curso de fotografia. 

Quais os melhores cursos de fotografia?

Existem muitos cursos de fotografia disponíveis e com certeza o melhor curso de fotogafia que você pode fazer é um curso especializado na sua área de atuação dentro da fotografia.

Qual o melhor curso de fotografia profissional?

O melhor curso de fotografia para fótógrafos varia de acordo com sua fase dentro da fotografia. Para fotógrafos iniciantes o melhor curso é sempre o que ensina a dominar o equipamento. Para o fotógrafo profissional o melhor curso é o FOTÓGRAFO DE VALOR.

📸 Por Bruno Guedes | Fotógrafo e gestor do FLUXOPRO
Ajudando fotógrafos a ganhar mais dinheiro na fotografia

www.fluxopro.com