Mais clientes na fotografia. Quem nunca precisou de mais clientes ? Acredito que todos nós fotógrafos que começamos do zero um dia precisamos de mais clientes na fotografia.

Por sorte alguns estão em locais onde a busca por fotógrafos é alta e existe um campo comercial aberto para novos fotógrafos.

Porém alguns de nós fotógrafos mortais moramos em lugares onde parece que choveu fotógrafo.

E seja no início de carreira ou em momentos de crise, a pergunta é: Como conquistar mais clientes pra minha empresa de fotografia?

 

O QUE VOCÊ VAI LER NESSE ARTIGO ?
– É importante ter novos clientes
– Você não precisa de muitos clientes
– Estratégicas pra captar novos bons clientes

 

POR QUE TER MAIS CLIENTES NA FOTOGRAFIA?
Fotograficamente nós precisamos criar imagens. Financeiramente nós precisamos criar recursos.

Opa, novos clientes movimentam nossa fotografia e o financeiro da nossa empresa.

Sabe-se que fazer um atual cliente comprar é muito mais barato do que trazer novos clientes pra compra.

Porém nesse post nos vamos falar sobre a captação de novos clientes, afinal de contas todo fotógrafo um dia precisou ter mais clientes na fotografia e ganhar dinheiro fotografando.

 

VOCÊ NÃO PRECISA DE MUITOS CLIENTES, ENTENDA ISSO
É importante entender que você não precisa de muitos clientes, na verdade você precisa dos clientes certos pra sua fotografia.

Muitas pessoas erram ao confundir agenda cheia com sucesso. Conheço vários fotógrafos que tem agenda completamente lotada e não estão passando por uma boa situação financeira, afinal de contas uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Engana-se quem pensa que ter fotos de segunda a segunda é lucrativo.

Porém, nós precisamos ter clientes na nossa agenda pra colocar o fluxo de caixa em dia.

Então separamos estratégias pra você fotógrafo conquistar novos clientes sem ter que ficar baixando o preço do seu trabalho.

 

TENHA UMA FOTOGRAFIA DIFERENCIADA
A primeira coisa a se pensar é no resultado final do produto, ou seja, na fotografia.

Se você quer e precisa de mais clientes é necessário entender que esse é o tópico mais importante, e que nenhum dos tópicos abaixo tem valor caso esse não seja feito.

Você precisa produzir boas fotos !

A pouco tempo eu assisti uma entrevista com o fotógrafo Renato Rocha Miranda, onde ele afirmava que o nível de qualidade de um fotógrafo tem que ser o excelente, sempre !

Não adianta fazer campanhas de marketing digital, imprimir álbuns caríssimos, criar um site ou fazer qualquer campanha publicitária se suas fotos forem medianas.

E entenda que existem clientes que vão te contratar, mesmo sendo fotos de baixa qualidade, porém quando pensamos em mais clientes pra fotografia pensamos em potenciais clientes que agreguem valor ao nosso trabalho, que invistam e que seus recursos sejam suficientes pra nos contratar.

E com esse pensamento, quem contrata e paga também exige, e a exigência é cada vez maior.

Afinal de contas os novos clientes da fotografia estão com seus celulares entupidos de referências de grandes fotógrafos do mundo inteiro.

Por isso recai sobre nós fotógrafos a responsabilidade de termos a nossa fotografia cada vez mais aprimorada, cada vez melhor.

Estude o mercado fotográfico, analise a fotografia dos grandes fotógrafos da sua cidade ou do seu segmento e se espelhe neles.

Na busca por mais clientes na fotografia você precisa sempre estar em destaque e o produto principal, ou seja a fotografia, ela sempre terá destaque máximo.

E quando se fala de fotografia diferenciada você fotógrafo tem que entender que o seu tratamento de imagem está diretamente ligado a sua fotografia, por isso invista em um bom curso de fotografia, tenha o Lightroom sempre atualizado e seja o mais produtivo no tratamento das suas fotografias.

 

MANTENHA O PORTFÓLIO DA SUA FOTOGRAFIA ATUALIZADO
É comum fotógrafos no inicio de carreira investirem seu tempo em sorteios, promoções malucas que sequer cobre o custo do trabalho, afim de ter um portfólio de imagens pra começar a postar na internet e ficar na expectativa de alguém o contrate.

Se você pensa assim, opte por investir seu tempo no estudo da luz, da composição fotográfica e criar um portfólio com fotos autorais, criadas por você com mais tempo.

Agora se você já é um fotógrafo, mantenha seu portfolio sempre atualizado e no meio mais prático de apresentação.

Acreditamos que seu portfólio deve estar sempre em seu site particular, com a seleção das suas melhores imagens atualizadas e organizadas.

Separe seu portfólio por categoria de trabalho: uma página só pra casamentos, outra página só pra batizados, outra página pra gestantes…

Invista também um tempo pra organizar seu portfólio. Quanto mais tempo se dedicar a essa tarefa, melhor.

Tenha também com você um portfólio impresso, bem guardado e atualizado.

Caso você precise fazer uma visita técnica a um cerimonial, celebrante ou até mesmo a uma cliente, você tem que levar um portfólio impresso pra melhor visualização do material.

No seu site o portfólio deve estar acessível, preferencialmente na página inicial e no menu principal.

 

USE AO MÁXIMO AS MÍDIAS SOCIAIS
Seus clientes estão espalhados em todas as mídias sociais mas você fotógrafo ainda não os conhece.

Então a melhor forma de ser conhecido por eles é usando ao máximo as mídias sociais onde seus clientes estão.

Se você fotografa adolescentes não faz sentido investir no Linkedin. A mesma coisa acontece se você é um fotógrafo corporativo e investe seu tempo e recurso no Tik Tok. Você está perdendo seu tempo.

É necessário entender onde seu futuro cliente está investir exatamente nesse local.

A grande maioria das gestantes que eu fotografei vieram do Instagram, por isso eu sempre investi em fotos de gestantes nessa plataforma.

Se mais clientes pra fotografia estão em um determinado lugar e eu tenho capacidade de fotografar com excelência esses futuros clientes, então é minha obrigação estar lá também.

Utilize todas as ferramentas possíveis nas mídias sociais e esteja sempre presente.

Todos os dias, sim, todos os dias você precisa interagir com sua audiência.

Assim você garante uma boa visibilidade da sua marca e consegue ganhar dinheiro fotografando.

 

FAÇA PARCERIAS SAUDÁVEIS PRA SUA FOTOGRAFIA
Já que é pra tocar no assunto então vamos rasgar o verbo aqui de uma vez.

Uma das coisas que eu mais vejo na web são fotógrafos iniciantes fazendo parcerias erradas, trocando serviços por likes ao invés de criar parcerias comerciais.

Tudo deve ser muito bem explicado, então vamos lá. Existem diversos tipos de parcerias e elas podem ter diversas finalidades.

Você é um fotógrafo que busca mais clientes pra fotografia, correto ? Se sim, esse deve ser o seu objetivo principal e suas parcerias nessa fase do seu trabalho devem estar baseadas nisso: ter mais clientes na fotografia.

Curtidas em redes sociais, comentários e compartilhamentos nem sempre vão trazer mais clientes pra fotografia, porque existe uma relação entre a pessoa ou empresa que você fotografa com seu público alvo e com a qualidade da sua fotografia.

Já falamos que a qualidade na fotografia vem em primeiro lugar e ponto.

Agora se você já tem qualidade, busque parcerias com pessoas que presam pela qualidade e isso não tem nada a ver com a quantidade de seguidores que essa pessoa tem no Instagram e sim sobre a influência que essa pessoa tem.

Vou contar um caso pra você que aconteceu comigo:

No principio da minha fotografia eu realizei várias parcerias porque buscava alcance e reconhecimento, porém depois das fotos entregues a mídia parava e eu voltava a estaca zero.

Então decidi não fazer nenhuma parceria; nem propor parceria nem aceitar. E assim fiz durante 3 anos.

Depois de um tempo, recebi o convite para uma parceria com um fornecedor que está no mesmo seguimento que o meu, compartilhamos o mesmo estilo de trabalho, o mesmo público alvo e a mesma região de atuação.

Assim nos tornamos parceiros comerciais e essa parceria vai além de fazer duas ou três fotos pra uma campanha de divulgação.

A parceria tem que ser saudável, boa para os dois lados. Lembre-se que da sua parte fotógrafo, você normalmente é o que mais trabalha quando se fala em parceria.

Por isso não saia fazendo fotos de graça, busque parceiros que estão onde você quer chegar e converse com eles, apresente seu portfólio, suas mídias sociais.

Mostre seu objetivo, seja transparente, claro e direto. Não feche parcerias com vários fornecedores do mesmo segmento, isso não é legal.

 

TENHA PACOTES DE ENTRADA
Aqui está o segredo dos fotógrafos de sucesso que não ficam fazendo promoções e postando pela internet: o pacote de entrada.

Muitos chamam de pacote isca, ou pacote de boas vindas. Chamamos de pacote de entrada mesmo porque no corporativo muitos adotam esse nome para pacotes de serviço que abrem oportunidades para novos negócios.

Dentre os pacotes de serviços fotográficos que você oferece, um dos mais importantes é o pacote de entrada.

E nesse pacote que as pessoas que buscam apenas preço vão se basear.

O pacote de entrada é sempre o mais barato, o mais simples mas ele também tem que ser um pacote lucrativo.

Imagine se todos os clientes só te contratassem pelo pacote de entrada, você gostaria ? Se a resposta for não então você tem que rever seu pacote de entrada, afinal de contas ele não é um enfeite e sim o produto a venda, porém de entrada.

Por ser mais barato ele logicamente tem que conter menos produtos entregues, ter menos tempo de produção e menos tempo de pós produção.

Porém eu volto a frisar, ele tem que ser um pacote de fotografia lucrativo pra você.

Se nos seu pacote principal você entrega 40 fotos, e no maior você entrega 50, pense em um pacote de entrada com 10 ou 15 fotos.

Algo bem menor mesmo, mas o valor de cada foto deve ser bem superior aos outros pacotes, assim seu lucro permanece mesmo que você faça poucas fotos, mas a duração do trabalho e a pós produção é reduzida.

Você pode retirar algumas opções como por exemplo a troca de roupa da gestante. No pacote inicial é apenas uma roupa, o que deixa o ensaio mais dinâmico.

Esse pacote de entrada não é somente pra quem tem pouco dinheiro, mas também pra quem precisa de poucas fotos.

Eu mesmo atendo profissionais que me contratam pra fazer 1 ou 2 fotos apenas. E são profissionais que já me contrataram mais de 10 vezes pra atualizar seus retratos.

Ou seja, o pacote de entrada abre portas para novos negócios.

 

INVISTA EM RELACIONAMENTO
Se fosse colocar em uma ordem de prioridade, o primeiro tópico seria o mais importante e esse aqui seria o segundo.

Ter uma rede de relacionamentos é fundamental pra alcançar sucesso em qualquer área do mercado e principalmente pra ter mais clientes na fotografia.

Imagine que seu concorrente faz parte de um grupo de oração de uma determinada igreja e que ele tem uma ótima aceitação no grupo. As pessoas o conhecem, sabem que ele é fotógrafo e que está sempre conversando de fotografia e mostrando suas fotos.

Agora pense comigo: Se uma das pessoas da convivência dele forem se casar ou souberem de alguém que vai se casar, vai ser batizada ou vai a celebrar uma festa de casamento, quem essas pessoas indicariam?

Eu entendo que a indicação direta é mais complexa mas é a que dá mais resultado pra fotógrafos que precisam ter mais clientes.

Porque quando é realizada uma indicação direta, a principal objeção que é a da qualidade, essa já foi retirada por uma pessoa de confiança.

Afinal ninguém indica alguém caso essa pessoa não tenha qualidade.

Em sua rede de relacionamento evite ficar vendendo pra eles, isso é chato. Conte histórias que aconteceram com você durante seu trabalho, isso gera uma grande conexão e quando eles estiverem em outros lugares se lembrarão das histórias.

Mantenha seus contatos sempre ativos e atualizados.

 

PROMOVA-SE !
Algumas coisas ninguém vai fazer por você, e promover-se é uma delas.

A auto promoção parece estranho mas é uma estratégia fundamental pra quem busca reconhecimento, pois você mesmo precisa de executar todas as tarefas desse tópico.

Ninguém poderá falar melhor do seu trabalho do que você mesmo.

Ninguém poderá contar as histórias por trás da sua fotografia melhor do que você.

Então, aproveite que você tem um conhecimento único sobre sua fotografia, seu trabalho, sua imagem e sua vida e divulgue esse conhecimento, essas histórias, com a sua própria voz, do seu jeito.

Inscreva-se em concursos de fotografia, e se tiver alguma foto premiada divulgue. Mostre para o maior número possível de pessoas seus prêmios.

Mostre suas conquistas, seus prêmios, os agradecimentos que seus clientes fazem de você.

Compartilhe os textos, áudios, prints… Tudo isso gera credibilidade pra você.

Se for em um encontro de amigos, leve propositalmente fotos impressas que você tem feito, e explique como cada uma foi feita.

Tudo isso, claro, sem arrogância e com muita humildade.

As vezes você não precisa contar algo grandioso, mas mencionar no meio de uma frase já é impactante pra quem está ouvindo.

 

ATUALIZE SUA LISTA DE CONTATOS
Você tem uma lista com os contatos dos seus clientes ?

Opa, perguntando novamente só que agora é sério:

Você tem uma lista atualizada dos contatos dos seus clientes ?

Ei fotógrafo, você sabia que é mais barato vender um ou o mesmo produto pra um cliente do que vender para um novo cliente ?

E o que você tem que fazer é, simplesmente mostrar para seu cliente o que você tem a oferecer.

Se você é um fotógrafo de casamentos e quer aumentar o mix de serviços do seu estudio de fotografia, você pode enviar um e-mail, uma carta, sms, whatsapp ou ligar para as noivas que você já fotografou e informar que você também faz fotos de gestantes, partos, corporativas, festas, batizados entre outros.

Aproveite e envie um link do seu site com seu portfólio atualizado.

Essa lista de contatos deve sempre estar atualizada. Sempre !

Um segredo é usar o TELEGRAM PRA FOTÓGRAFOS e manter um grupo ou um canal com seus clientes, pra enviar informações pra eles sobre seus novos trabalhos.

 

TENHA UM CARTÃO DE VISITA DE PAPEL
Me lembro de um dia estar atendendo uma noiva em uma reunião e ela, no final da conversa, depois de fechar o contrato, retirou da bolsa um cartão de visita que eu coloquei em cima da mesa em um casamento que ela foi de convidada.

Na ocasião ela estava namorando e pegou meu cartão de visita porque o ícone do Instagram chamou a atenção dela.

Ela começou a me seguir no Instagram, e depois de noivar entrou em contato direto comigo usando o telefone do cartão de visitas.

Em minha estratégia de captação de clientes sempre deixei mini cartões de visita em cima das mesas nos casamentos, e sei de alguns casamentos que fechei de noivas que vieram desses cartões.

Mas se eu não tivesse deixado lá esses cartões, será que elas me procurariam como fotógrafo ?

Em algumas conversas eu ofereço de guardar o contato da pessoa e ao mesmo tempo salvo meu contato no celular dela, mas sempre entrego um cartão de visita junto, porque é palpável, é físico e se o seu cartão for bonito ele sempre ficará guardado.

Algumas pessoas já me questionaram sobre os cartões de papel, mas eu até hoje tenho colhido frutos das entregas dos cartões.

Então, se essa estratégia está dando certo pra mim eu continuo.

Sei que hoje quase tudo é digital, porém em alguns casos o cartão físico pode ser uma ferramenta a mais na lembrança do seu cliente.

 

VENDA-SE !
Grande parte dos profissionais não gosta de vender-se. Na verdade muitos fotógrafos também não gostam, mas existe uma necessidade clara em priorizar a venda para que um negócio funcione, afinal de contas você ganha a vida fotografando e vendendo fotografias.

A venda é muito importante para a gestão financeira do negócio fotográfico.

Sem vendas não há clientes e sem clientes não há recursos. Sem recursos financeiros torna-se impossível comprar novos equipamentos, atualizar seus computadores e investir em treinamentos.

Muitos fotógrafos pensam que é necessário vender apenas fotos e produtos físicos e se esquecem de um grande detalhe: Por mais belas que sejam suas imagens você também precisa ser vendido !

E não é que você fotógrafo tem um preço, mas hoje existe uma necessidade muito grande de se agregar valor a sua própria pessoa.

Ter lindas fotos é o mínimo para um fotógrafo de sucesso.

E essas fotos devem estar agregadas a sua imagem. Por isso é importante vender-se.

E como vender-se né ? Bom, isso é mais simples do que parece ser.

Invista em conteúdo rico para seu público alvo, participe de eventos relacionados ao segmento que você fotografa, evite discutir nas mídias sociais e agregue valor para seu cliente e para os fornecedores do mesmo segmento que você atua.

Transforme sua imagem em uma imagem de valor e tenha mais clientes na fotografia. Venda-se !

 

INVISTA EM MARKETING DIGITAL
Acabamos de falar em cartão de visitas de papel e agora vem o marketing digital pra fotógrafos. Parece até brincadeira mas não é.

Você fotógrafo não tem que escolher entre o marketing tradicional ou o marketing digital pra fotógrafos. Você pode e deve usar os dois.

O marketing digital é uma ferramenta poderosa nas mãos de quem está disposto a investir tempo e dinheiro; e seus frutos são excelentes.

Existem dezenas de ferramentas no marketing digital pra você fazer a captação de novos clientes: Instagram, Facebook, Tik Tok, Spanchat entre outros, mas eu acredito que nenhuma se compara ao seu site.

O site é o seu ambiente, por isso se você quer trazer mais clientes pra fotografia, invista em um bom site e em boas estratégias de marketing digital.

E lembre-se: Você não precisa investir em marketing digital pra conversar com o mundo inteiro. Você precisa ter uma comunicação clara com a sua audiência, com seus futuros clientes.

 

PARCELE O PAGAMENTO EM MAIS VEZES
Divulgar o parcelamento do pagamento ajuda a captar clientes que preferem dividir o pagamento no cartão.

Normalmente essa estratégia atrai mais clientes da classe C e um pouco da classe B, mas é viável pois nesse caso você não abaixa o valor da sua fotografia, mas dá ao futuro cliente a possibilidade de ser fotografada e pagar em pequenas parcelas o trabalho.

Você pode oferecer o parcelamento do cartão através do Mercado Pago, Paypal, PagSeguro ou em boleto bancário antecipado.

Essa última opção só é vantajosa caso o cliente execute os pagamentos antes da data do evento.

Você pode criar várias opções de parcelamento no cartão, mas não se esqueça fotógrafo, que existe uma taxa que o banco cobra pra esse parcelamento, então não inventa de dividir no cartão sem juros sem fazer conta das taxas e dos juros.

 

CRIE UM PROGRAMA DE INDICAÇÃO
Programas de indicação são excelentes pra quem está iniciando e precisa de mais clientes na fotografia ou que estão mudando de segmento e querem movimentar mais dentro dessa nova etapa na fotografia.

A indicação normalmente acontece quando você fotografa uma pessoa e essa te indica para outra pessoa ser fotografada.

Nesse programa de indicação você pode oferecer benefícios para a pessoa que te indica e também para a pessoa que recebeu a indicação.

Não aconselhamos desconto financeiro como benefícios, pois o desconto tem uma influência direta no custo de aquisição do cliente, e também não agrega valor a sua imagem.

Para ter mais clientes na fotografia utilizando o programa de indicação você pode presentear a quem está indicando com fotos extras no próximo ensaio, com um ensaio completo caso ela te indique para um determinado número de pessoas ou descontos em produtos físicos que você possui e que são pouco comercializados no seu estúdio.

Já as pessoas que recebem a indicação podem receber 1 ou 2 fotos extras como presente do programa de indicação.

É importante trabalhar esses novos clientes na fotografia para que eles também sejam indicadores do seu trabalho.

 

TENHA UM CARTÃO FIDELIDADE
O cartão de fidelidade é uma excelente ferramenta de marketing pra conquistar mais clientes na fotografia.

Muito usado em lanchonetes e pizzarias, o cartão fidelidade proporciona ao cliente um benefício caso ele atinja um determinado número de trabalhos adquiridos.

Por exemplo: A cada 12 ensaios ele recebe um benefício que pode ser um banner, um 13º ensaio, algumas fotos impressas, um porta retratos, um quadro ou qualquer outro produto que você tenha disponível na sua empresa de fotografia.

Para que esse cartão fidelidade funcione melhor, é necessário ter um cartão de papel onde você vai carimbando e assinado todas as vezes que o cliente for fotografado por você.

O fato de ter algo físico nas mãos do cliente aumenta a lembrança do benefício e causa um pouco de ansiedade ao ver o cartão sendo preenchido e cria uma expectativa na recompensa.

Invista em um belo cartão de fidelidade e também na recompensa.

Lembre-se que pra atingir o objetivo e receber a recompensa da sua fotografia o cliente te contratou muitas vezes !

O cartão fidelidade é uma ótima ferramenta para clientes que ficam pedindo desconto… rs

 

PARTICIPE DE EVENTOS NA SUA REGIÃO
Sim, você precisa de participar de eventos na sua região e na sua área de atuação, mesmo que não seja fotografando.

Visite museus, feiras culturais, premiações, cantadas de Natal, inaugurações públicas e privadas, reuniões abertas ou qualquer tipo de evento que possa agregar valor a sua imagem.

Se possível faça uma boa foto que resuma o evento e poste sua presença nas mídias sociais.

É bem possível que seu nome seja divulgado e sua foto compartilhada, pois você é um fotógrafo e com toda certeza sua foto será a melhor realizada durante aquele evento.

Envie sua foto para os organizadores do evento, elogie e agradeça pela oportunidade de estar presente.CI

 

NOSSO PONTO DE VISTA
O fotógrafo que demonstra autoridade é reconhecido por seus clientes não somente pela sua qualidade fotográfica mas também pelo valor que sua pessoa e fotografia agregam na empresa ou evento do seu cliente. Aqui deixamos algumas das muitas formas de se conseguir autoridade na fotografia. Temos no FLUXOPRO uma aula completa sobre como ser um fotógrafo com autoridade. Essa aula é imperdível e aumenta o seu valor percebido dentro da fotografia e aos olhos dos seus clientes. Pra assinar o FLUXOPRO, clique aqui.

 

Por FLUXOPRO – Conteúdo pra fotógrafos
Assine o FLUXOPRO e melhore sua vida na fotografia
www.fluxopro.com