O Marketing de conteúdo pra fotógrafos pode ser facilmente confundido com marketing ou marketing pra fotógrafos, porém nesse artigo eu quero te explicar que o Marketing de conteúdo pra fotógrafos é uma das melhores estratégias que você pode utilizar na sua empresa de fotografia pra captação de novos clientes com um investimento menor que anúncios patrocinados.

 

O QUE VOCÊ VAI LER NESSE ARTIGO ?
– O que é marketing de conteúdo pra fotógrafos
– Porque usar o marketing de conteúdo na fotografia
– Vantagens do marketing de conteúdo
– Como fazer marketing de conteúdo na fotografia

 

O QUE É MARKETING DE CONTEÚDO PRA FOTÓGRAFOS
Já se perguntou o que é marketing de conteúdo pra fotógrafos ou já fez essa busca no Google pra ver o que encontra por lá.

Bom, na verdade a primeira coisa que você precisa entender é sobre o marketing, depois sobre o marketing de conteúdo que é um nicho dentro do marketing, aí então você pode aprender o que é marketing de conteúdo pra fotógrafos. Então vamos por partes.

Marketing – Resumindo o marketing é o conjunto de estratégias que você fotógrafo utiliza na sua empresa pra captar novos clientes, se relacionar com os clientes existentes e fortalecer sua marca.

Muitas pessoas confundem “fazer marketing” com postar uma foto no Instagram ou fazer um vídeo pro Youtube. O marketing é muito maior do que isso.

Olha o que o dicionário diz sobre marketing: estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção e oferta de mercadorias ou serviços às necessidades e preferências dos consumidores, recorrendo a pesquisas de mercado, design, campanhas publicitárias, atendimentos pós-venda etc.

Conteúdo – Essa parte é normalmente deixada de lado por muitos fotógrafos que pensam que apenas postando fotos em mídias sociais irão conseguir clientes.

O conteúdo é a informação de valor que você transmite para o cliente, gerando autoridade sobre o fotógrafo e quebrando as objeções para a finalização do contrato.

Um conteúdo de valor diferencia um fotógrafo generalista de um fotógrafo especialista, pois a informação agregada a imagem do fotógrafo gera valorização do mesmo.

Pra fotógrafos – Essa é sem dúvida a parte mais fácil da estratégia de Marketing de Conteúdo pra fotógrafos, porém é onde se encontram os maiores erros, pois muitos fotógrafos definem de forma errada seu público, ou seja, conversam com quem não quer conversar.

Quando se trabalha focado no Marketing de Conteúdo pra Fotógrafos, se entende que fotógrafos que criam o conteúdo pensando sempre no cliente final.

Em um breve resumo: Marketing de conteúdo pra fotógrafos nada mais é do que um fotógrafo levando informação de valor para o seu potencial cliente.

 

PORQUE USAR O MARKETING DE CONTEÚDO NA FOTOGRAFIA
Agrega valor
Mostra autoridade
Transmite confiança
Diminui o investimento em anúncios
Te diferencia dos demais fotógrafos
Aumenta o reconhecimento da sua marca
Mais fácil pra obter informações de valor


VANTAGENS DO MARKETING DE CONTEÚDO
Sem dúvida a grande vantagem do marketing de conteúdo é o valor do investimento em relação as outras opções de marketing disponíveis, afinal a maioria das plataformas de divulgação do conteúdo são gratuitas ou com o valor acessível.

Se comparada ao marketing tradicional, o marketing de conteúdo pra fotógrafos também tem a vantagem de não precisar ser terceirizado; você fotógrafo consegue facilmente criar todo seu conteúdo e utilizar suas próprias fotos como imagem do conteúdo.

Uma outra vantagem é o tempo de exposição do conteúdo, pois diferente de um anúncio patrocinado o marketing de conteúdo pra fotógrafos fica sempre exposto, e quanto melhor o conteúdo mais ação ele terá com o passar do tempo.

 

COMO FAZER MARKETING DE CONTEÚDO NA FOTOGRAFIA
A primeira coisa que você tem que fazer é um planejamento, pois todo o processo do seu marketing de conteúdo pra fotógrafos estará baseado nele.

Depois, você precisa escolher os canais de comunicação e distribuição do seu conteúdo, definir o público alvo, o estilo de linguagem que você adotará no conteúdo e a chamada de ação que será aplicada no final do conteúdo.

Fique tranquilo, nós vamos explicar passo a passo tudo aqui abaixo, tópico por tópico.

O passo mais importante já foi dado, que é iniciar a pesquisa sobre como fazer o marketing de conteúdo pra fotógrafos.

tenha um site ou um blog
Essa dica vale ouro. Na verdade essa dica pode te valor muitos quilos de ouro, pois enquanto alguns estão focados em redes sociais o marketing de conteúdo foca na experiência do usuário, e é no site a melhor experiência que ele terá.

Já reparou que nesse exato momento você está aqui no nosso site?

Você pode ter vindo do Instagram, Facebook, Youtube ou que qualquer outra mídia social, mas é aqui que nós concentramos mais informação e com mais qualidade, não somente por termos mais espaço mas porque esse aqui é o nosso território.

Além de tudo, o site é o nosso único canal de distribuição que temos controle de tudo, desde cores, layout até das informações quanto ao tempo de acesso do usuário.

No site ou blog nós conseguimos inserir conteúdo de outras redes, como Youtube por exemplo, mas o principal é o conteúdo que nós inserimos diretamente no site através de textos.

Uma das maiores vantagens do site / blog em relação as mídias sociais é a busca no Google, pois a indexação dos artigos digitados depende da quantidade e da qualidade, diferente do Instagram por exemplo, que te posiciona basicamente se o seu conteúdo leva dinheiro pra ele.

Pra ter um site você precisa ter um domínio registrado com seu nome, os famosos .com e .com.br. O registro desse domínio é feito diretamente no site www.registro.br ou em algum outro site de registros.

E você também vai precisar de uma hospedagem para seu site. Nós aqui do FLUXOPRO utilizamos e recomendamos a Hostinger (clique aqui) , pois utilizamos dela desde 2015 e sempre tivemos um suporte preciso para nossas solicitações, além de terem um valor acessível.

Depois, você vai precisar criar seu site dentro da Hostinger. Nós aconselhamos e utilizamos o WordPress como plataforma. Recomendamos o mesmo.

 

DEFINA O PÚBLICO ALVO
A definição de público alvo é sem dúvida a parte mais importante da estratégia de marketing de conteúdo pra fotógrafos, pois se você errar o público você erra toda a estratégia e terá que refazer tudo, literalmente tudo.

Entenda comigo: O FLUXOPRO tem como público os fotógrafos e fotógrafas, confere? Agora imagina se nossos artigos, posts no Instagram e vídeos falassem sobre carros novos, manutenção de máquinas de lavar ou sobre política…

Quando criamos um público definimos quem será nosso possível cliente e como ele se comporta.

Assim criamos posts e artigos direto pra esse publico e com essa identificação tudo fica mais fácil.

Um exemplo simples: Se você fotografa gestantes, seu público alvo são mulheres e sabendo disso toda a linguagem do seu conteúdo será criada para o sexo feminino.

Se tratando de gestantes elas tem uma idade média de gestação, ou seja, entre 19 e 35. Claro que existem mulheres que engravidam com 18 ou com 39, mas a grande maioria está nessa faixa etária.

Sabendo disso você criará conteúdo para mulheres dessa idade, não para senhoras com mais de 60.

Um bom exercício para criação de público alvo é anotar as informações em um papel e depois criar essa pessoa (persona):
– Mulher
– 32 anos
– casada
– profissional liberal
– ganha R$ 3.200,00 / mês
– mora em Niterói
– Pratica exercício físico

Com informações assim você pode até dar um nome para essa cliente e depois criar seu conteúdo pensando sempre nela.

 

ESTUDE E ESCOLHA OS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Site de fotógrafo, Google, Facebook, Youtube, Instagram, Linkedin, Pinterest, Whatsapp, Telegram, Twitter…

Temos hoje dezenas de canais de comunicação para distribuir nosso conteúdo de fotografia, mas não devemos usar todos e eu explico porque.

Você fez o estudo do seu público alvo, correto? E nesse estudo você descobriu que sua persona, além das características pessoais e físicas ela ainda utiliza redes sociais.

Aí eu te pergunto: Se ela utiliza o Google pra fazer pesquisa e o Instagram pro dia a dia, porque será que você tem que investir no Linkedin?

Eu sempre aconselho a investir no site e em mais uma ou duas mídias sociais, mas a principal fonte de distribuição de conteúdo sempre será o seu site.

Ah… e se você estiver se perguntando por que o site eu respondo: Porque de todos os canais de distribuição ele é o único que é seu, o restante é alugado ou emprestado.

Agora que você já definiu quais são seus canais de distribuição de conteúdo, invista neles, estude suas ferramentas e distribua seu conteúdo periodicamente.

 

PLANEJE O CONTEÚDO
Você já sabe quem é a sua persona e onde você vai se comunicar com ela.

Agora você precisa planejar o conteúdo que irá distribuir pra ela.

Essa fase do planejamento ainda não é a do agendamento, mas da estrutura do conteúdo que você irá distribuir.

Voltando no exemplo da gestante: Quais informações que você acredita que tem valor pra ela?
– 3 dicas pra fazer o bebê dormir a noite inteira OU Veja esse lindo ensaio de gestante da fulana de tal ?

Não é que seja errado compartilhar apenas fotos, mas quando tratamos de marketing de conteúdo pra fotógrafos é interessante agregar valor ao conteúdo, ou seja, uma mãe sempre vai querer conteúdos de ajuda, assim a opção de 3 dicas pra fazer o bebê dormir a noite inteira chama mais a atenção e agrega mais valor a futura mamãe.

Se você utilizar a ferramenta do Google Tends vai descobrir assuntos relacionados ao seu público alvo e assim criar conteúdo de valor para ele.

Depois de entender o valor do conteúdo, você precisa organizar esse conteúdo e pensar no processo de distribuição dele, que nós veremos no tópico abaixo.

 

CRIE UM CALENDÁRIO
Agora sim, com o conteúdo em mãos você pode iniciar a distribuição desse conteúdo.

Ter um calendário te ajudará a organizar a distribuição desse conteúdo e facilitará também no processo de criação do conteúdo.

Eu acompanho vários fotógrafos e vejo que alguns não tem um calendário definido sobre suas publicações.

Essa periodicidade é boa para que seu cliente final entenda do seu conteúdo e excelente para as ferramentas de distribuição pois isso aumenta a visualização dos seu conteúdo.

O primeiro na criação do calendário é definir as datas das publicações.

Depois de definidas as datas você fotógrafo precisa definir os horários.

Tendo as datas e horários definidos você precisa definir os locais das publicações.

Uma dica é começar devagar e aumentar a frequência com o tempo.

Por experiência própria, comece com 1 publicação por semana, depois de um tempo acrescente mais uma e lembre-se que você não precisa criar conteúdo todos os dias mas ter uma frequência mínima de conteúdos já é um excelente começo.

Com a publicação semanal pronta, transforme esse horário em algo “sagrado” dentro da sua rotina, ou seja, se você assumiu um compromisso de fazer um novo post toda segunda com uma dica pra suas noivas, então repita isso durante 1 ano, religiosamente.

 

UTILIZE FERRAMENTAS DE MARKETING DIGITAL
A função de uma ferramenta é facilitar o processo de trabalho, ou seja, é uma ajuda extra que pode ir além.

Imagine uma chave de fenda que é uma simples ferramenta. Você encontra vários tipos de chaves de fenda e é possível encontrar em qualquer loja de material de construção.

Porém se você for um eletrecista você precisará de uma chave de fenda diferente: com alto poder de isolamento e mais resistente.

O mesmo acontece no marketing de conteúdo: Você pode escolher por qualquer ferramenta disponível no mercado, mas se quiser te um resultado melhor então você precisará de uma ferramenta específica.

Ferramentas para site:
– Hospedagem na Hostgator: Eu utilizo sempre a Hosgator.
– Registro do site: www.registro.br
– Tema para sites: Eu utilizo o WordPress com pluguin Elementor

Ferramentas para edição de imagens:
– Photoshop
– Canva

Ferramentas para Instagram:
– MLabs (essa ferramenta é fantástica)

Eu praticamente utilizo WordPress, Photoshop e MLabs pra fazer todo meu marketing de conteúdo.

 

UTILIZE O S.E.O.
O S.E.O. ( Search Engine Optimization) ou Sistema de Otimização de busca nada mais é do que criar conteúdo com foco no seu público alvo mas baseado também nos sistemas de busca disponíveis na internet, como o Google por exemplo.

Ao criar um conteúdo para S.E.O. você precisa se lembrar que existe uma pessoa lá do outro lado assistindo ou lendo seu conteúdo e que os sistemas de Otimização de Buscas pensam como se fosse uma pessoa, ou seja, baseado na experiência do usuário.

Algumas dicas que você deve ficar atento quanto ao S.E.O.:
– A experiência do usuário é a coisa mais importante
– Pense sempre no público alvo e nunca se esqueça disso
– Qualidade acima de tudo.
– Quantidade só se não afetar na qualidade.
– Seja verdadeiro, não minta e nunca invente nada.
– Seja original e nunca, em hipótese alguma, nunca copie nada de ninguém.

compartilhe o post do site nas mídias sociais
Uma dica simples, rápida e que pode melhorar e muito a divulgação dos seu conteúdo: Sempre que tiver um post novo no seu site você deve compartilhar ele com o maior número de pessoas possíveis.

Se você tem um Instagram então é hora de colocar ele no link da bio, no feed, nos stories.

Se você usa o Facebook você pode postar o link direto no feed, nos stories e até em grupos.

No whatsapp você pode colocar nos stories ou encaminhar para alguns contatos que tenham interesse.

No Youtube você pode colocar no comentário o link do post relacionado ao conteúdo do vídeo.

No Google meu negócio você pode criar uma publicação e uma chamada de ação com o link.

O importante é você divulgar o link no maior número de canais possíveis.

 

SEJA VERDADEIRO
Tão importante quanto criar um projeto, calendário ou definir o público é ser verdadeiro com o público.

Por isso se você utiliza uma matéria como inspiração é certo que você declare no final do seu conteúdo de onde veio a inspiração e colocar ali os créditos devidos.

Gostamos muito que nossos clientes deem créditos quando utilizam nossas fotos mas não somos muito bons nesse assunto quando nós criamos conteúdo.

Por isso a verdade sempre tem que prevalecer.

Ao utilizar uma fotografia que não é sua (não era nem pra usar) peça autorização pro autor e em seguida agradeça e mencione ele na matéria.

 

C.T.A. (CHAMADA PRA AÇÃO)
A função do conteúdo na estratégia do Marketing de conteúdo pra fotógrafos é gerar valor mas você também pode utilizar essa estratégia pra capturar novos contatos ou até mesmo vender diretamente.

Se você pensa em ter o email ou whatsapp do seu cliente, vender pra ele ou entregar mais informações de valor pra ele você precisará de fazer um C.T.A. que traduzindo significa Chamada pra ação.

Normalmente utilizamos a chamada para ação no final do conteúdo mas isso não é uma regra.

A chamada pra ação deve ser feita com muita cautela, pois ela não pode criar uma barreira ou pensamento negativo no seu futuro cliente.

Ao criar uma chamada pra ação, sempre ofereça algo em troca, como um bônus, uma ajuda extra, uma aula ou até mesmo um desconto que pode ser em dinheiro ou em número de fotos.

 

NOSSO PONTO DE VISTA
O fotógrafo que demonstra autoridade é reconhecido por seus clientes não somente pela sua qualidade fotográfica mas também pelo valor que sua pessoa e fotografia agregam na empresa ou evento do seu cliente. Aqui deixamos algumas das muitas formas de se conseguir autoridade na fotografia. Temos no FLUXOPRO uma aula completa sobre como ser um fotógrafo com autoridade. Essa aula é imperdível e aumenta o seu valor percebido dentro da fotografia e aos olhos dos seus clientes. Pra assinar o FLUXOPRO, clique aqui.

 

Por FLUXOPRO – Conteúdo pra fotógrafos
Assine o FLUXOPRO e melhore sua vida na fotografia
www.fluxopro.com