9 dicas rápidas pra começar a ganhar dinheiro na fotografia

Nesse artigo eu vou te ensinar como começar agora a ganhar dinheiro na fotografia

Se você está buscando uma fórmula pra ganhar dinheiro na fotografia então você está no site certo.

Nesse artigo, eu, Bruno Guedes fotógrafo vou te dar 9 dicas rápidas pra você começar a ganhar dinheiro na fotografia.

São dicas práticas pra você inciar agora mesmo seu trabalho de marketing e vendas na fotografia.

Todas as dicas desse artigo são validadas por mim em minha empresa de fotografia e também por nossos alunos de nossos cursos pra fotógrafos.

Veja a seguir 9 dicas rápidas de como começar a ganhar dinheiro na fotografia.

1. Tenha um portfólio de sucesso

A fotografia é o principal produto que um fotógrafo pode vender, por isso ter um portfólio de sucesso é fundamental.
 
Um portfólio de fotografia nada mais é do que um conjunto de fotos digitais ou impressas, organizadas e disponíveis para seus futuros clientes.
 
Seu portfólio tem que único, ou seja, nele você deve armazenar suas fotos exclusivas, com alto impacto e com trabalho refinado.
 
O fotógrafo deve apresentar o seu portfólio de fotografia todas as vezes que, durante uma negociação, o cliente ficar em dúvida sobre sua qualidade.
 
O portfólio de fotografia também pode ser apresentado no início da reunião de negociação, para mostrar o seu trabalho de fotografia mais refinado.
 
É importante entender que todo portfólio tem uma vida útil.
 
Isso significa que seu portfólio deve ser atualizado de tempos em tempos, de acordo com o segmento que você atua na fotografia.
 
A apresentação do portfólio pode ser digital através de links para acesso e também arquivos em PDF ou de forma física, com fotos impressas.
 
É importante que você fotógrafo entenda que no seu portfólio você vai armazenar suas melhores fotos e que elas estejam sempre separadas.
 
Não se esqueça que pra ganhar dinheiro na fotografia você precisa ter um portfólio que venda seu trabalho e que seja de fácil acesso.
 
E para aprender a ganhar dinheiro na fotografia nós temos o treinamento FOTÓGRAFO DE VALOR.
 

2. Entregue suas fotos com estilo

O fotógrafo deve dar uma atenção especial ao momento da entrega das fotos.

Ao contrário do que muita gente pensa, a entrega não é o fechamento de um ciclo entre o fotógrafo e o cliente, e sim o meio do ciclo de negociação.

A entrega faz parte do processo de vendas, mas ela é usada principalmente no processo de pós venda ou de mais venda.

Todo mundo gosta de se sentir importante, único e é na hora da entrega que o fotógrafo tem a oportunidade de mostrar ao seu cliente que ele é especial.

Por isso na hora de entregar seu trabalho você fotógrafo pode investir em um material único, em embalagens personalizadas e em uma entrega humanizada.

Mesmo que seus pacotes fotográficos sejam entregues em formato digital você pode presentear seus clientes com algumas fotos impressas.

É muito comum o fotógrafo também entregar porta retratos, chocolates, bolsas e lembranças ligadas a fotografia.

Esses mimos normalmente são personalizados e os clientes recebem esses presentes com bons olhos.

Porém de nada adianta você investir em mimos físicos se sua entrega não for antes do tempo combinado com o cliente.

Assim, você precisa de entregar seu trabalho antes do tempo combinado e surpreendê-lo com seus mimos especiais.

Dentro do FOTÓGRAFO DE VALOR nós temos uma aula que ensina como usar sua entrega para encantar o cliente e a vender mais.

3. Surpreenda com fotos incríveis

Uma boa fotografia brilha nos olhos de todo mundo que gosta de fotos, principalmente aos olhos dos seus clientes que foram fotografados.

Por isso, se você quer ganhar dinheiro na fotografia, você precisa entender que a fotografia entregue ao seu cliente tem que ser incrível.

O número de fotógrafos aumenta a cada dia e a facilidade dos clientes em fazerem fotos também.

Hoje vemos clientes com telefones de última geração, fotografando com ótima qualidade mesmo em condições de luz que não são boas para as câmeras.

Por isso apresentar ao seu clientes fotos diferenciadas torna-se uma excelente ferramenta de marketing e uma ótima oportunidade de vendas.

Para fazer fotos incríveis você não precisa ser super criativo, mas sim mostrar para o seu cliente o que ele não viu ou não imaginou ver.

Seja no detalhe de um vestido, na mudança de ângulo da cena, nas cores ou na distância focal, você precisa surpreender seu cliente de uma maneira ou de outra.

Para isso você pode fugir dos padrões estabelecidos pela própria fotografia que você vê nas redes sociais.

Experimente novas cores, novos formatos e novas apresentações da mesma fotografia.

Até mesmo apresentar ao seu cliente fotos em formato de vídeo é uma boa opção.

Mostre ao seu cliente algo que ele não viu, que os olhos deles não contemplaram, que talvez só você tenha visto.

Por isso é importante que você entenda a importância de se ter um olhar fotográfico diferenciado.

Estudar composição fotográfica vai te ajudar a criar um olhar mais atendo, a deixar o destaque no plano principal e a enxergar coisas novas na sua fotografia.

4. Facilite o pagamento

Parece estranho dizer mais tenho visto muito fotógrafos não se preocuparem em facilitar o pagamento para seus clientes.

Hoje nós encontramos diversas formas de facilitar o pagamento e receber nossos trabalhos de fotografia, por isso é importante que você faça isso pra vender mais.

Você pode dividir no cartão de crédito, de débito, no boleto bancário e até mesmo no Pix; o importante é você facilitar o seu cliente de te contratar.

No Brasil é cultural o processo de divisão de pagamento de trabalhos, seja no cartão ou em promissórias.

Vale lembrar que grandes lojas varejistas como Casas Bahia ou Magazine Luiza investem muito na divisão de pagamento para atrair novos clientes.

E na fotografia vejo pouquíssimos fotógrafos criando ofertas e mostrando a facilidade do pagamento em suas campanhas de marketing e na fotografia.

Normalmente os casamentos por exemplo, são pagos em parcelas mensais, divididas até a data do evento.

Se não fosse essa facilidade para pagar um casamento, provavelmente as noivas iriam escolher um fotógrafo mais barato, com valor mais acessível.

Você pode também criar uma condição especial paga um pagamento à vista, antecipado.

Assim o cliente pode escolher entre realizar o pagamento dividido se juros antecipado ou com juros após o evento, ou realizar o pagamento pra reserva da data, com desconto.

Para se calcular o valor do desconto ou entender sobre as formas de pagamento você precisa da ajuda de um contador ou de um especialista em finanças.

Caso queira nós temos dentro do FOTÓGRAFO DE VALOR um módulo inteiro sobre a gestão do negócio da fotografia.

Nesse módulo eu te ensino como administrar seu negócio e ganhar mais dinheiro com fotografia.

5. Esteja disponível

Existem duas formas de se ter mais clientes na fotografia: Uma é indo até o cliente e a outra é sendo encontrado pelo cliente.

Ambas as formas dão certo e com certeza você vai precisar utilizar as duas formas pra ter mais clientes e consequentemente vender mais fotos.

Prospecção ativa é quando você vai até o cliente, através de estratégias de vendas e oferece seu trabalho para eles.

Prospecção passiva é quando o cliente vem até você, através de estratégias de marketing que você criou para que isso acontecesse.

Quando falamos de prospecção passiva na internet nós precisamos lembrar que para o cliente te encontrar você precisa estar disponível, ou seja, encontrável.

Para isso acontecer você precisa cuidar de tudo que acontece ao seu redor e tudo que envolve sua empresa de fotografia, o seu nome como fotógrafo e a sua marca.

Site atualizado, perfil ativo nas principais redes sociais, relacionamento direto com clientes e fornecedores, material bem divulgado por toda a internet…

Pra um comparativo simples você pode imaginar um jardim: Se ele não estiver bem cuidado provavelmente lindos pássaros não habitarão sobre ele.

Nesse contexto o jardim é a sua fotografia todas as estratégias de marketing, e os pássaros são os seus clientes.

Quanto mais você cuidada da sua fotografia mais os seus clientes tem a percepção da sua marca e mais valorizado você é.

6. Humanize seu marketing

Uma dica muito especial pra você fotógrafo que quer ganhar mais dinheiro na fotografia e ter uma atenção especial com seu marketing.

Muitos fotógrafos acabam utilizando apenas as fotos feitas nos trabalhos para divulgar seus trabalhos e se esquecem de aparecer.

Quando você aparece no seu processo de marketing os futuros clientes se sentem mais perto de você; é o que chamamos de marketing humanizado.

Quando você aparece algumas vezes no seus stories, feed ou em vídeos o seu cliente cria a “sensação de te conhecer”.

É como se vocês fossem amigos há muito tempo e é esse o sentimento que você tem que transmitir para ele.

Essa é uma dica que na verdade faz parte de uma estratégia de marketing para fotógrafos e está disponível em nosso treinamento FOTÓGRAFO DE VALOR.

7. Venda mais o que o cliente quer comprar

Existe uma lógica por trás de uma venda: vender mais aumenta o lucro e diminui o custo de investimento na venda.

Mais do que isso, vender mais é como uma recompensa pelo seu trabalho na fotografia ser bem feito e estar bem reconhecido.

Por isso todo fotógrafo tem sim, que se preocupar com as vendas, mas jamais pode se esquecer de uma coisa: venda mais!

Bom, você já sabe que precisa vender mais, porém a pergunta que talvez faça você refletir é: vender o que?

Na dúvida entre vender produtos físicos, ensaios, tempo, fotos, vídeos ou seja lá o que você vende, opte por vender o mais fácil: o que o seu cliente te comprou!

Sim, o que ele já te comprou é com certeza a coisa mais fácil que você vai vender para ele no futuro, afinal ele já te comprou isso.

Então se seu cliente te comprou uma sessão de fotos é mais fácil vender outra sessão de fotos para ele do que uma caneca personalizada, por exemplo.

O seu cliente já tem a experiência de ter sido contratado por você, por isso ele sabe quem você é, conhece seu produto e seu processo na fotografia.

Lembre-se que seu cliente já confia em você por isso as chances de vender são maiores.

8. Mostre sua autoridade na fotografia

O fato de você estar com uma câmera fotográfica nas mãos durante um evento já mostra que você é o fotógrafo do evento e isso também é um demonstrativo de autoridade.

Sabemos que a autoridade na fotografia é conquistada, ou seja, você tem que ser reconhecido como autoridade diante das pessoas para ter essa autoridade como fotógrafo.

Porém uma coisa que você pode fazer é demonstrar sua autoridade em “capsulas” ao longo do seu processo de marketing.

Se você já fez algum casamento internacional, por exemplo, você pode mostrar mais fotos desse casamento, contar detalhes da sua viagem, divulgar os depoimentos.

As vezes você tem alguma foto premiada em algum concurso, ou um retrato que saiu em alguma revista… use todas as ferramentas possíveis.

9. Invista em um curso de vendas

É muito comum o fotógrafo querer ganhar dinheiro com fotografia mas sair utilizando estratégias que seus concorrentes já usam.

Assim você não está criando algo pra você, mas sim copiando uma estratégia já utilizada, e o pior que é ser reconhecido como um fotógrafo que copia.

Os seus clientes reconhecem quando você copia o que o outro fotógrafo está fazendo.

Por isso você precisa investir no treinamento FOTÓGRAFO DE VALOR, onde eu te ensino marketing, vendas e também estratégias pra encher sua agenda o ano inteiro.

No treinamento FOTÓGRAFO DE VALOR eu te ensino o que fiz e faço na minha empresa de fotografia, além do que tenho ensinado aos meus alunos.

Perguntas frequentes sobre ganhar dinheiro fotografando:

O que dá mais dinheiro na fotografia?

O fotógrafo precisa entender que se ele quer ganhar dinheiro na fotografia ele precisa vender fotos, ou seja, a fotografia por sí é o que dá mais dinheiro na fotografia. Existem diversas formas de se vernder fotografia e se você quer aprender como ganhar dinheiro na fotografia clique aqui e conheça o FOTÓGRAFO DE VALOR.

É possível ganhar dinheiro com fotos?

Sim, é possível ganhar dinheiro vendendo fotos pois o fótógrafo ganha dinheiro assim. Você pode vender fotos de pessas, produtos, eventos sociais, retratos corporativos, palestras e muito mais. Nós temos um treinamento exclusivo para fotógrafos que querem ganhar mais dinheiro na fotografia, o FOTÓGRAFO DE VALOR.

Qual é o salário de um fotógrafo?

O salário do fotógrafo varia de acordo com o número de trabalhos que ele faz em um mês, com o tipo de trabalho que ele faz dentro da fotografia e com o valor que ele cobra por cada trabalho. Não existe um salário definido mas normalmente os fotógrafos mais experientes faturam acima de R$ 10.000,00 por mês na fotografia. Se quise aprender como ganhar dinheiro na fotografia, clique aqui.

Nosso ponto de vista

Eu acredito que qualquer fotógrafo pode ganhar dinheiro na fotografia. Para isso é necessário ter uma fotografia diferenciada, mas além disso ter um entendimento avançado em marketing e vendas, com foco na fotografia. Pra isso nós temos um treinamento exclusivo para fotógrafos, o FOTÓGRAFO DE VALOR. Clique aqui e aprenda como ganhar mais dinheiro na fotograia.

📸 Por Bruno Guedes | Fotógrafo e gestor do FLUXOPRO
Ajudando fotógrafos a ganhar mais dinheiro na fotografia

www.fluxopro.com