Fotografar retratos com a lente 50mm?

Ei fotógrafo, deixa te perguntar um negócio. É possível começar na fotografia de retratos corporativos utilizando apenas uma única lente, uma cinquentinha?

Salve, salve fotógrafo, Bruno Guedes aqui, o seu amigo fotógrafo.

Seja bem-vindo ao canal do FLUXOPRO aonde conversamos sobre fotografia de fotógrafo para fotógrafo.

E hoje quero conversar um pouquinho sobre a lente de 50mm nos retratos corporativos.

Eu recebi uma pergunta lá no meu Instagram assim “Bruno, dá para fotografar retratos corporativos utilizando apenas a 50mm?”, por quê?

Porque a pessoa que me fez essa pergunta tem uma lente do kit 18 55 e uma cinquentinha.

Hoje vamos conversar um pouquinho sobre isso.Primeiro quero me posicionar quanto a retratos corporativos, por quê?

Porque faço retratos corporativos aqui no estúdio, no ambiente da pessoa e retrato corporativos externos, então sempre os fotografei.

Desde quando comecei na fotografia, meus primeiros ensaios já tem fotos profissionais, ou seja, já tem 7 anos que fotografo retratos corporativos.

Vivo disso, tá bom? Pago os meus boletos vendendo fotos. O retrato corporativo ele tem algumas particularidades diferentes dos retratos de gestante, de parto e de aniversário.

Porque no corporativo, você monta a cena com muita calma, tem a possibilidade de levar o cliente para uma determinada área, de montar a luz antes dele entrar na cena, logo tem o controle do que acontece ao seu redor.

E esse controle também está ligado a lente. Muitas pessoas pensam que para fotografar esse tipo de retrato precisa-se de uma 135mm, 100mm (a famosa lente para retratos) ou uma 24 70.

Na verdade, você precisa de ter uma lente que se sinta confortável para fotografar. Toda lente tem seus prós e contras. A 50mm é uma delas.

Você tem uma distância focal fixa determinada, então não tem como inventar muita coisa como a 50mm, mas sim, é possível ter sessões de retratos corporativos usando-a.

No vídeo há algumas fotos na qual utilizei a 50mm. Gosto tanto da cinquentinha, mas tanto que é a lente que estou utilizando para gravar este vídeo.

Então por que não utilizar a 50 nos retratos? É claro que, usando uma 100mm terá um melhor achatamento do rosto, portanto nunca tive um cliente que reclamou de estar empregando-a.

Na real nunca tive um cliente que reclamou dos meus retratos, então sim, é possível.

Vai muito da ideia que tem de retratos corporativos.Agora darei uma dica: quanto maior a distância focal da lente, melhor para fazer retratos mais curtos.

Como assim? Se quer fazer um retrato cortadinho/fechadinho é melhor utilizar lentes tele.

Por que? Por causa do achatamento da lente, então acaba que ele diminui aquela baleada que consegue corrigi-lá no Lightroom.

Eu, Bruno, utilizo a cinquentinha antes de ter começado a fotografar profissionalmente, desde quando comecei a fotografar no meu dia a dia.

Na verdade, minha primeira lente foi uma 17 40 e não havia gostado, então comprei uma 50mm.

Só que comprei uma 35 que virou 50, no entanto me disseram para comprar a cinquentinha que viraria quase 85.

Sensor Cropado, muito distante da cena e, quando fotografava casamento, tinha que ficar muito longe dos noivos, então estava muito esquisito.

Mas para retrato corporativo ajudava. Se tiver uma 50mm e usa Sensor Full Frame com ela, você consegue. Atualmente utilizo uma 35 Sensor Cropado na qual dá aspecto da 50mm.

Agora se utiliza 50mm em um Sensor Cropado, dará mais ou menos uns 85/80mm e fica melhor para fazer esse tipo de retrato.

No seu kit inicial, supondo que tem uma T5i, T6, T7i, trabalha com a linha da Fuji ou trabalha com algum Cropado, cara, será perfeita.

Garanto que não precisará de mais nada por um bom tempo. Se você já tem uma 35 que equivale a 50 ou uma Full Frame como 50mm, consegue ser feito retratos corparativos.

Não caia na onda de “Tenho que ter uma lente Prime, top, diferenciada para ter outros tipos de retratos”.

Até porque o que manda nesse retrato não é a lente, é a luz. O que manda em uma fotografia, sua matéria-prima, é a luz.

Não adianta ter uma 135 F2, uma das melhores lentes da Canon, com uma câmera super robusta (R6 é um exemplo) e estar usando uma luz do teto.

E também não saber posicionar duas ou três pontos de luz, então o seu segredo está nela, mas não posso deixar de dizer que uma de suas qualidades está na lente, tá bom?

Ocorrerá tudo bem se usar uma cinquentinha, porém estude sobre os retratos corporativos.

E se você quer estudar comigo, acesse https://fluxopro.com/fotografodevalor

Um grande abraço e que Deus te abençoe!

📸 Por Bruno Guedes | Fotógrafo e gestor da FLUXOPRO ®
Aprenda como ganhar dinheiro na fotografia

www.fluxopro.com