Como ganhar autoridade na fotografia

Aumentar autoridade na fotografia ou aumentar a autoridade do fotógrafo profissional é fundamental para se ter mais valor dentro da fotografia. Existem diversas maneiras de aumentar a autoridade do fotógrafo e ser assim mais respeitado como um fotógrafo de sucesso. Se você é um fotógrafo sabe que o mercado está repleto de fotógrafos fortes, com marketing pra fotógrafos poderosos e cheios de truques pra vender mais fotos. Nesse artigo disponibilizamos estratégias pra melhorar seu posicionamento como um fotógrafo de valor.

Por que ter mais autoridade na fotografia?

Se você é um fotógrafo e passa por problemas financeiros, ou busca um melhor posicionamento dentro do mercado fotográfico é melhor ler esse artigo inteiro, porque aqui você aprenderá como ter mais autoridade na fotografia profissional.

É um assunto pouco conversado, porque nós fotógrafos achamos que basta apenas ter boas fotos pra ser um fotógrafo reconhecido.

Mas esse reconhecimento, que na maioria das vezes vem de outros fotógrafos e não de clientes, pode não ser tão bom assim.

Um fotógrafo com autoridade é capaz de cobrar valores diferenciados no seu trabalho, além dos valores estipulados pelo mercado e ficar livre da briga de valores dos concorrentes.

Pra isso, todo fotógrafo precisa ter um posicionamento de marca, ou seja, uma postura diante as mídias sociais, aos fornecedores e aos clientes.

Essa construção da autoridade do fotógrafo não vem do dia pra noite, ou seja, leva tempo.

Então, entenda meu amigo fotógrafo, que para se ter autoridade na fotografia você terá que construir uma carreira de autoridade.

Muito mais do que fotos bonitinhas ou um perfil de fotografia no Instagram cheio de seguidores, você precisa ser reconhecido pelo seu conteúdo e pela sua postura.

Um fotógrafo com autoridade facilmente se transforma em uma referência na fotografia, dominando o mercado local e sendo reconhecido pelo seu nível de excelência.

Desenvolvemos para você fotógrafo, uma lista com coisas que você deve fazer para se tornar um fotógrafo com autoridade, um verdadeiro Fotógrafo de Valor.

Dá pra ganhar dinheiro com fotografia

1. Crie espelhamento

O espelhamento é a primeira coisa que você deve fazer para buscar autoridade no mercado fotográfico local.

Consiste em listar os fotógrafos mais conhecidos, famosos e prósperos da sua área de atuação na fotografia e estudar todas as estratégias de marketing que esses fotógrafos fazem.

Crie uma lista de fotógrafos que são referências, separe por linhas e colunas o que cada um desses fotógrafos fazem, e faça o mesmo que eles fazem, porém com mais qualidade e se possível em quantidade também.

Não significa que o que eles fazem está certo ou errado, mas te mostra que, se eles fazem é um sinal que pode estar trazendo resultado pra eles.

2. Tenha artigos de valor no seu site

O seu site de fotografia é sem dúvida a sua melhor ferramenta de marketing.

Lembre-se que seu site de fotografia é seu ambiente, e que quando o seu cliente procura por um fotógrafo profissional e encontra um site ele já sabe que esse fotógrafo é diferenciado.

Outra vantagem é que no ambiente do seu site você não briga pela atenção do seu cliente como briga dentro do Facebook ou do Instagram, pois não há notificações ou um algorítimo que tenta mostrar outras fotos pro seu cliente.

Construir um site leva tempo, por isso aproveite esse tempo investido e crie conteúdos de valor para seu cliente.

Os artigos são excelentes fontes de informação para seus clientes.

Noiva, por exemplo, gostam de acessar o site de fotógrafos pra verem referências de fotos, detalhes de decoração, locais pra se casar…

Aproveite e crie conteúdos de valor para seus clientes.

Escreva, crie textos, listas, coloque mensagens, fotos, vídeos.

Chame a atenção dos seus clientes com artigos que geram valor pra eles.

Além disso os artigos de valor ajudarão as plataformas de busca como o Google e o Bing a encontrarem seu site através do SEO.

E se você já é um fotógrafo profissional, investe em marketing e vendas, então já sabe calcular o ROI nas suas campanhas de publicidade e artigos de valor no seu site de fotografia diminuem o ROI pois você tem um publico menor para anunciar.

3. Vídeos com clientes e parceiros comerciais

Uma excelente estratégia pra aumentar sua autoridade como fotógrafo é gravar vídeos com fornecedores do seu segmento.

Se você é um fotógrafo de moda, pode gravar vídeos com estilistas, produtores de cenários, videomakers, agentes de publicidade, modelos…

O mesmo acontece se você é um fotógrafo de casamento, família, produtos, ou alimentos.

Os vídeos prendem a atenção das pessoas, e esse é o grande segredo.

Convide seus parceiros comerciais para um café, ou encontre eles no local de trabalho deles, grave entrevistas ou pequenos vídeos.

Sua câmera fotográfica provavelmente tem a opção de gravar, basta colocar um microfone e começar a ter vídeos em suas redes sociais

4. Provas sociais

A prova social é um dos materiais de marketing mais ricos que um fotógrafo pode ter.

Com uma prova social bem trabalhada, você diminui seu esforço no fechamento de contratos além de ter a certeza que mais clientes irão te procurar.

Ah, você sabe o que é prova social? Então, a prova social é um depoimento ou uma comprovação que seu cliente gostou do seu trabalho e que ele te recomenda como fotógrafo.

Uma prova social bem divulgada tem mais valor que muitas campanhas de publicidade, pois elas atestam que você é um profissional de qualidade.

E é essa recomendação alinhada com a qualidade que te diferencia dos fotógrafos que estão lutando no mercado por preço.

Entenda, que existe um público que busca por qualidade ao invés de preço.

5. Relacionamento com fornecedores

O mercado fotográfico não é composto apenas do fotógrafo.

Entenda que em qualquer segmento na fotografia existem outros fornecedores, sejam eles de equipamentos para o próprio fotógrafo ou profissionais que fazer com que a fotografia aconteça.

Um fotógrafo de esporte, por exemplo, tem no seu segmento outros fotógrafos de esporte, videomakers, jornalistas, agências de imagens, agências de marketing, motoristas, além dos próprios fornecedores dos atletas.

O relacionamento saudável com outros fornecedores aumenta sua autoridade na fotografia, pois vincula sua imagem a dos fornecedores, e seu nome passa a ser mencionado e indicado mais vezes pelos profissionais de atuação.

Esse relacionamento pode ser estreitado com fotografias dos profissionais trabalhando, além de retratos para eles utilizarem em suas mídias sociais.

6. Sites e mídias sociais atualizados

Eu também sou fotógrafo e também sei que ficar atualizando site e todas as mídias sociais toma muito do nosso tempo.

Porém grande parte dos meus clientes visita meu site antes de entrar em contato comigo pra fechar um trabalho fotográfico.

Por isso eu invisto grande parte do meu tempo cuidando do meu site e mantendo minhas mídias sociais sempre atualizadas.

Lembre-se que novos possíveis clientes entram nos seus perfis das redes sociais todos os dias e é bem provável que eles queiram ver conteúdos atualizados.

Você contrataria um profissional que tem um Instagram sem atualização há mais de 1 ano ?

Pode ser que sim, mas provavelmente você pense que essa pessoa não trabalha mais no segmento ou não tem clientes o suficiente a ponto de não ter fotos pra atualizar.

Mantenha seus perfis nas redes sociais e seu site sempre atualizados.

7. Busque outras fontes de referência

Além de fotógrafos de autoridade, você também deve ter outras fontes de referência pra se diferenciar no mercado fotográfico, e se espelhar nelas.

Eu, por exemplo, quando comecei na fotografia tive minha referência em três grandes decoradores, que postavam diariamente no seu Instagram fotos e dicas de decoração para suas noivas.

Passei a fazer o mesmo, porém com minha fotografia e meu público e em pouco tempo eu tinha um conteúdo diferenciado dos fotógrafos da minha região.

Você pode ter como referência um restaurante famoso, ou um hotel que faz posts com conteúdo de auto valor.

Assim, você se espelha neles e cria uma semelhança de trabalho.

O fato de você ter referências diferentes de outros fotógrafos faz com que suas estratégias de marketing sejam diferentes deles, trazendo pra você mais autoridade na fotografia.

8. Fotos para parceiros comerciais

E se todos os fornecedores do seu segmento de fotografia tivessem em seu perfil uma ou muitas fotografias suas?

Acredita que isso lhe traria mais credibilidade?

Acredita que isso lhe traria mais clientes ?

Acredita que isso lhe traria mais confiança no mercado ?

Saiba que isso é fácil e possível, afinal de contas você é um fotógrafo.

Dê aos seus parceiros comerciais fotos do trabalho deles, retratos para o perfil pessoal e profissional.

Todos os parceiros comerciais de um fotógrafo precisam de fotos pra divulgarem em suas mídias sociais.

Seja o fotógrafo fornecedor dessas fotos para seus parceiros e estabeleça uma relação de confiança com eles.

9. Participe de concursos

O mundo dos concursos fotográficos é enorme, e ser premiado em um concurso fotográfico aumenta autoridade na fotografia.

Existem concursos que são relativamente baratos ou até mesmo gratuitos.

Desde concursos de fotografia de casamentos até concursos de paisagens, tudo é encontrado na internet e você pode como fotógrafo fazer parte disso.

Uma fotografia premiada deve ser divulgada em suas mídias sociais e também no seu site.

10. Faça exposições fotográficas

Todos os fotógrafos tem condições de participar de uma exposição fotográfica, por mais simples que ela seja.

Você pode ter um projeto fotográfico que nunca foi divulgado, ou até mesmo desenvolver algumas fotos e criar sua própria exposição fotográfica.

Um jeito simples de fazer é procurar a secretaria de cultura de sua cidade e oferecer a exposição fotográfica sem custo para a prefeitura.

Nesse caso, você fica responsável pela impressão, curadoria e exposição das fotos.

Essas fotos podem ser divulgadas em um museu local, em escolas e até mesmo em restaurantes ou casas de festa.

11. Mimos para parceiros comerciais

Em todos os segmentos da fotografia você como fotógrafo irá encontrar parceiros comerciais.

Me lembro da primeira vez que levei uma caixa de bombom no laboratório onde eu fazia a impressão das minhas fotos.

Ninguém me conhecia direito, e eu queria muito presentear eles com algo agradável e desde esse dia até hoje eu me relaciono melhor com eles, não por causa do chocolate, mas da abertura que me deram em receber um presente meu.

Opte por presentear os parceiros comerciais fora da época do Natal, pois nesse período a troca de presentes já é bem comum.

12. Entrevistas em rádios e programas locais

Quase todas as cidades desse nosso Brasil tem uma rádio local e você fotógrafo pode aproveitar essa rádio local pra falar da sua fotografia profissional.

Aproveite a audiência da rádio pra levar sua mensagem.

Pra ter uma entrevista em uma rádio local basta entrar em contato com o departamento de marketing da rádio e conversar sobre o assunto.

Explique que você é um fotógrafo local e gostaria de participar de um programa pra falar de fotografia.

Facilmente eles abrirão uma oportunidade pra te entrevistar, com um custo muito baixou ou até mesmo sem custo.

Você terá a oportunidade de mencionar suas redes sociais, sites, canais de comunicação e expor algumas histórias que aconteceram com você enquanto você fotografava.

13. Valor agregado em pacotes fotográficos

Uma coisa que pouca gente fala é que, um fotógrafo com autoridade normalmente tem um valor diferenciado no mercado fotográfico.

É mais difícil conseguir autoridade na fotografia se você for um dos fotógrafos mais baratos do seu mercado, afinal, a autoridade trás também a responsabilidade de se ter sempre trabalhos perfeitos, e isso como fotógrafo é fundamental.

A medida que sua autoridade for crescendo, você deve aproveitar a oportunidade e aumentar o valor percebido pelos seus clientes.

Não fique com medo de aumentar o valor cobrado, afinal de contas, faz parte da sua estratégia de marketing para fotógrafos.

14. Aparência visual

A apresentação pessoal é fundamental no seu posicionamento de imagem como um fotógrafo de sucesso.

Suas roupas, sapatos e acessórios fazem parte da sua embalagem, do que é visto pelos seus clientes.

Sei que alguns fotógrafos descartam isso, dizendo que são artistas e que roupas não influenciam na sua imagem, mas o mercado não diz isso na hora das contratações.

Se você quer ter autoridade na fotografia diante dos seus clientes, precisa estar no meio deles, se comunicar com eles não só em palavras, mas também nos comportamentos.

E a roupa que um fotógrafo usa durante o evento fala muito da personalidade do fotógrafo e também do posicionamento de imagem que esse fotógrafo tem diante do mercado fotográfico.

15. Conte boas histórias sobre seu trabalho

Boas histórias prendem a atenção de qualquer espectador.

Se você já passou por boas experiências com fotógrafo, então você pode transformar essas experiências em histórias e contar aos seus clientes durante suas conversas.

Mas atenção, existe o momento certo pra se contar uma história, e existem histórias que jamais deverão ser contadas.

Evite falar nomes, ou problemas pessoais nas suas histórias.

Ao contrário, conte histórias relacionadas a fotografia, aos fatos da vida e a experiências que lhe proporcionaram uma excelente fotografia em um determinado momento da sua vida.

16. Relacione-se com outras autoridades

Existem várias formas de se perceber a autoridade de uma pessoa, e a mais fácil de todas é ver quando uma pessoa tem o relacionamento direto com outra autoridade.

No momento que você tem sua imagem diretamente ligada a outra autoridade, a própria imagem de autoridade da outra pessoa vem sobre você.

E isso é explicado porque autoridades de um mercado ou segmento normalmente andam com outras autoridades.

Por isso, você deve estar atendo às autoridades do seu mercado, e andar junto com elas.

17. Tenha um excelente portfólio

Nada, mas nada mesmo, te dará mais autoridade na fotografia do que um excelente portfólio fotográfico.

Por isso, a primeira coisa que você deve fazer é ter um excelente portfólio fotográfico on-line.

Tenha seu portfólio disponível em seu site, com fácil acesso, onde os futuros clientes possam acessar com facilidade.

No seu portfólio você deve ter o melhor do melhor dos seus trabalhos.

Separe seu portfólio por temas, estilos e trabalhos e mantenha seu portfólio sempre atualizado em seu site.

Perguntas frequentes:

Como se destacar na fotografia?

Para se destacar na fotografia, é necessário dominar as técnicas básicas de fotografia, como composição, iluminação e exposição. É fundamental compreender como esses elementos funcionam juntos para criar uma imagem impactante e cativante. Além disso, é importante explorar sua criatividade e desenvolver um estilo pessoal, o que pode ser alcançado através da experimentação e prática. Outra dica importante é estar sempre atualizado sobre as tendências e técnicas mais recentes, assim como estudar o trabalho de outros fotógrafos presumidos. Por fim, aprimorar suas habilidades interpessoais, como a capacidade de se comunicar efetivamente com seus modelos ou clientes, pode ajudar a estabelecer uma conexão mais significativa e produzir resultados mais autênticos e emocionais.

O que precisa para ser um bom fotógrafo?

Para ser um bom fotógrafo, é necessário ter um bom conhecimento técnico e prático em relação aos equipamentos e técnicas fotográficas, como composição, iluminação e exposição. É importante ser criativo e ter um estilo pessoal, que possa ser desenvolvido através da experimentação e prática contínua. Além disso, é fundamental ter um olhar atento e uma capacidade de observação aguçada, buscando capturar momentos e emoções de forma autônoma e impactante. Habilidades interpessoais, como a capacidade de se comunicar efetivamente com modelos e clientes, também são essenciais para estabelecer conexões, estabelecer e produzir resultados emocionais. Por fim, a capacidade de adaptar-se a diferentes situações e estilos fotográficos e estar sempre atualizado sobre as tendências e técnicas mais recentes também são importantes para se tornar um bom fotógrafo.

Qual o salário de um fotógrafo iniciante?

O salário de um fotógrafo iniciante pode variar bastante, dependendo de diversos fatores, como localização, qualificação, experiência e tipo de emprego. Em geral, muitos fotógrafos iniciantes começam a trabalhar como assistentes ou freelancers, o que pode gerar uma renda mais baixa inicialmente, mas permite o desenvolvimento de habilidades e portfólio. À medida que o fotógrafo ganha experiência e notoriedade, pode aumentar seu salário e ampliar suas possibilidades de trabalho, seja como funcionário de empresas ou como empresário, tendo seu próprio negócio de fotografia. É importante lembrar que, independentemente do salário, ser um fotógrafo é uma profissão que exige paixão, dedicação e incentivo contínuo para alcançar o sucesso.

Nosso ponto de vista

O fotógrafo profissional que demonstra autoridade é reconhecido por seus clientes não somente pela sua qualidade fotográfica mas também pelo valor que sua pessoa e fotografia agregam na empresa ou evento do seu cliente. Aqui deixamos algumas das muitas formas de se conseguir autoridade na fotografia. Temos no Fotografo de valor uma aula completa sobre como ser um fotógrafo com autoridade. Essa aula é imperdível e aumenta o seu valor percebido dentro da fotografia e aos olhos dos seus clientes. Para entrar no treinamento Fotógrafo de Valor você precisa clicar aqui.

📸 Por Bruno Guedes | Fotógrafo e gestor da FLUXOPRO
Ajudando fotógrafos a ganharem mais dinheiro na fotografia

www.fluxopro.com

Compartilhe com um fotógrafo